Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37070
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeandroFranciscodosSantos.pdf5,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorSantos, Leandro Francisco dos-
dc.date.accessioned2020-03-11T17:53:12Z-
dc.date.available2020-03-11T17:53:12Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.date.submitted2019-07-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Francisco dos. Projetos de bandas escolares no Distrito Federal: um estudo com documentação narrativa na perspectiva da Teoria Ator-rede. 2019. 210 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37070-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como tema projetos de bandas escolares no DF. O objeto de estudo incidiu sobre as ações educativo-musicais de professores de projetos de bandas no contexto das escolas da rede pública de ensino do DF. Tais ações são mobilizadas por professores que foram inseridos no contexto escolar por intermédio de concurso público e outras formas de inserção e hoje atuam em projetos de bandas escolares. O objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar as ações educativo-musicais de professores em projetos de bandas escolares na rede pública de ensino do DF. Como objetivos específicos: identificar as ações educativo-musicais de professores em projetos de bandas escolares; entender como essas ações relacionam-se com sua formação e evidenciar como os professores buscam dar visibilidades as suas ações na banda. Os construtos teóricos da pesquisa estão amparados na Teoria Ator-rede de Bruno Latour, cujo foco incide nas mediações da rede que levam às ações dos sujeitos na construção do social. Os caminhos teórico-metodológicos inserem-se no campo da pesquisa-formação-ação, com fontes oriundas da documentação narrativa de experiências pedagógicas, na perspectiva de Daniel Suárez. A estratégia de trabalho foi a produção de relatos de experiências pelos docentes coparticipantes da pesquisa que registraram suas experiências do cotidiano escolar, gerando leituras partilhadas das ações educativo-musicais que ocorrem nos contextos dos projetos de bandas escolares. A pesquisa buscou contribuir com a educação musical escolar, aprofundando discussões sobre ações educativo-musicais de professores em projetos de bandas escolares. Os resultados da pesquisa mostraram que projetos de bandas escolares têm se constituído em espaços formativo-musicais na rede pública de ensino do DF. E, essa constituição tem se dado pelas microações de professores e outros autores que se juntam a eles na constituição de uma rede de educação musical escolar. Desse modo, as ações educativo-musicais dos professores em projetos de bandas escolares no DF se relacionam com os processos formativo-musicais na banda, com aspectos da sua profissionalização e com uma epistemologia política na constituição de alianças com vistas à continuidade dos projetos. Desse modo, pode-se afirmar que a educação musical escolar é capaz de delinear a sua constituição com o contexto que a produz em forma de ação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProjetos de bandas escolares no Distrito Federal : um estudo com documentação narrativa na perspectiva da Teoria Ator-redept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBandas escolarespt_BR
dc.subject.keywordBandas (Música) - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research has as theme projects of school bands in the DF. The object of study focused on the educational-musical actions of teachers of band projects in the context of schools of public schools of the DF. These actions are mobilized by teachers who were inserted in the school context through public competition and other forms of insertion and today work with school band projects. The general objective of the research was to investigate the educational-musical actions of teachers in school band projects in the public school system of the DF. As specific objectives: to identify the educative-musical actions of teachers in projects of school bands; understand how these actions relate to their formation and highlight how teachers seek to give visibility to their actions in the band. The theoretical constructs of the research are supported by Bruno Latour's Actor-Network Theory, whose focus is on the mediations of the network that lead to the actions of the subjects in the construction of the social. The theoretical-methodological ways are inserted in the field of research-formation-action, with sources from the narrative documentation of pedagogical experiences, from the perspective of Daniel Suárez. The work strategy was the production of experience reports by the co-participating teachers of the research who recorded their experiences of school daily, generating shared readings of the educational-musical actions that take place in the contexts of school band projects. The research sought to contribute to the school music education, deepening discussions on educative-musical actions of teachers in school band projects. The research results showed that school band projects have been constituted in formative-musical spaces in the public school system of the DF. And, this constitution has been given by the microations of teachers and other authors who join them in the constitution of a school music education network. Thus the educational-musical actions of teachers in school band projects in the DF are related to the formative-musical processes in the band, with aspects of their professionalization and with a political epistemology in the constitution of alliances aiming at the continuity of the projects. Thus, it can be stated that school musical education is able to delineate its constitution with the context that produces it in the form of action.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.