Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37170
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_JaquelineOliveiradePauloSantiago.pdf10,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia
Autor : Santiago, Jaqueline Oliveira de Paulo
Orientador(es):: Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva
Assunto:: Aulas de campo
Fotografia
Saída de campo
Biologia - estudo e ensino
Fecha de publicación : 26-mar-2020
Citación : SANTIAGO, Jaqueline Oliveira de Paulo. Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia, 2019, xii, 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Este trabalho de conclusão de mestrado analisa o quanto as aulas de campo podem contribuir no processo de aprendizagem, em Biologia, para alunos do Ensino Médio. Discorre sobre a importância de sair do ambiente da sala de aula, para que, o que está sendo estudado, tenha significado e importância para o educando, gerando com isto a contextualização do conteúdo trabalhado. Nesse contexto, é apresentado um roteiro de saída de campo, que inclui o uso do desenho científico e da fotografia como forma de registro e uma análise das vantagens do uso dessas metodologias, na assimilação e identificação de estruturas e paisagens estudadas em Biologia, mais especificamente, em Botânica. Como produto de todo este processo, foi elaborado um guia de aulas práticas para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal e também para os demais profissionais que assim se interessarem. Este guia relata as vantagens de se trabalhar aulas de campo no Ensino Médio, locais onde possam ser realizadas, contato, preparação necessária para que a atividade tenha êxito, bem como sugestões do que pode ser explorado em cada local.
Abstract: This dissertation examines how far field classes can contribute to the learning process in Biology for high school students. It discusses the importance of leaving the classroom environment, so that what is being studied has meaning and importance for the learner, thus generating the contextualization of the content worked. In this context, a field trip script is presented, which includes the use of scientific drawing and photography as a means of recording and an analysing the environment. It also presents the advantages of using these methodologies, in the assimilation and identification of structures and landscapes studied in Biology, more specifically , in Botany. As a product of this whole process, a practical lesson guide was developed for teachers in the public school system of the Federal District and also for other professionals who are interested in this theme. This guide discusses the advantages of working in field classes in High School, it suggests where they can be held, it presents some useful contacts, the preparation needed for the activity to succeed, as well as suggestions of what can be explored at each site.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37170/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.