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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37186
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Title: Estudo do comportamento de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de brita, estudo de caso : BR-135/MA
Authors: Mello, Thame de Castro Ribeiro
Orientador(es):: Rodríguez Rebolledo, Juan Félix
Coorientador(es):: Cordão Neto, Manoel Porfírio
Assunto:: Solos moles
Rodovias - projetos e construção
Solos - análise
Issue Date: 26-Mar-2020
Citation: MELLO, Thame de Castro Ribeiro. Estudo do comportamento de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de brita, estudo de caso: BR-135/MA. 2019. xxi, 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A presença de solos moles em obras rodoviárias do Brasil geralmente torna o processo construtivo moroso ou mais caro. Desta forma, é preciso traçar uma estratégia para realização destes empreendimentos que requer uma série de conhecimentos técnicos abrangendo desde as etapas de investigação do terreno e elaboração do projeto geotécnico, até a execução e controle da obra. A definição da solução deve passar por uma rigorosa análise técnico-econômica, abrangendo não apenas os custos diretos, mas os indiretos, tais como o atendimento às políticas públicas visando a assegurar os anseios da sociedade frente à operação da rodovia. Sob este ponto de vista, este trabalho objetivou estudar o desempenho das obras de duplicação da BR135/MA, assente sobre solos moles melhorados com colunas de brita, com o uso de resultados de instrumentação geotécnica e ferramentas numéricas. Para tanto, utilizando o método de elementos finitos (MEF), com o emprego do programa Plaxis, foram realizadas análises numéricas bidimensionais abordando-se o conceito de paredes longitudinais de colunas granulares para simplificação da geometria real do problema e o modelo constitutivo Soft Soil para representação das propriedades da argila mole. Os resultados obtidos na modelagem numérica foram compatíveis com os deslocamentos aferidos em campo. Ademais, observou-se a influência da solução na redução dos tempos de construção e minimização dos recalques. De acordo com a simulação numérica, as colunas de brita receberam tensões verticais cinco vezes maiores que as absorvidas pelo solo mole. Os piezômetros elétricos não apresentaram leituras coerentes com o resultado numérico. Ao final, com base na pesquisa desenvolvida, propôs-se uma metodologia para análise e projeto de aterros sobre solos moles reforçados empregando modelos numéricos.
Abstract: The presence of compressible soils in road works in Brazil usually makes the construction process lengthy or more expensive. Therefore, it is necessary to set out a strategy for the realization of these projects that requires a series of technical knowledge, covering from the stages of field research and preparation of the geotechnical project, to the execution and control of the work. The definition of the solution must go through a rigorous technical-economic analysis, encompassing not only the direct costs but the indirect ones, such as the fulfillment of the public policies aiming to assure the society's anxieties regarding the operation of the highway. From this point of view, this essay aimed to study the performance of the BR-135/MA duplication works on soft soils improved with gravel columns, using the results of geotechnical instrumentation and numerical tools. For this purpose, by using the Finite Element Method (FEM), through the program Plaxis, two-dimensional numerical analyzes were performed, addressing the concept of longitudinal walls of granular columns for simplification of the real geometry of the problem and the constitutive model Soft Soil to represent the properties of soft clay. The results obtained in the numerical modeling were compatible with the displacements measured in the field. Furthermore, it was noticed the influence of the solution on the reduction of the construction times and minimization of the settlements. According to the numerical simulation, the gravel columns received vertical stress five times higher than those absorbed by the soil. The electric piezometers did not present readings consistent with the numerical results. Finally, based on the research developed, a methodology was proposed for the analysis and design of embankments on reinforced soft soils by using numerical models.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
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