Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Patrícia Fernandes Lootens | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ivanete Alves dos Santos Conserva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-27T01:16:27Z | - |
dc.date.available | 2020-03-27T01:16:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ivanete Alves dos Santos Conserva de. Ensinar a estudar : uma proposta de ação docente, 2019. 105, 50 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37197 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ensinar e aprender estão entre um dos aspectos que causam maiores inquietações, tanto em
professores quanto em estudantes. O que ensinar e como ensinar são questões fundamentais que
circundam o campo pedagógico. Ambas as questões associam-se tanto à organização dos currículos
quanto à metodologia adotada por um professor. Por sua vez, a questão sobre o que fazer para
aprender é também um desafio para os estudantes, pois relaciona-se diretamente com a questão de
como estudar, que depende muito de como o estudante se percebe como aluno, e, em consequência,
de sua capacidade de autorregular-se em relação a sua aprendizagem. Estudantes do Ensino Médio,
de forma geral, possuem um currículo com uma grande diversidade de disciplinas a serem cursadas,
o que pode gerar dificuldades ao administrar os vultosos trabalhos acadêmicos, provas e outras
demandas escolares. Há um consenso entre pesquisadores da aprendizagem autorregulada de que,
quando o aluno aprende de forma autônoma, tem a capacidade de administrar e organizar seu
próprio percurso em relação à aprendizagem, estabelecer seus objetivos, escolher as estratégias de
estudo mais adequadas para si, refletir e autoavaliar-se durante todo o percurso. Diante dessa
premissa é que esse trabalho propôs-se a elaborar e aplicar uma oficina intitulada “Aprender a
Estudar - métodos e técnicas de estudo”, com o objetivo de ensinar técnicas de estudos aos
estudantes do ensino médio, de modo que eles as implementassem em sua dinâmica de estudo
numa perspectiva de contribuir para melhoria de seus respectivos hábitos estudantis. A ação
educativa foi aplicada para alunos da 1.a e 2.a séries do ensino médio de uma escola pública do
Município de Posse-Goiás. Para a análise e sistematização dos dados, foram utilizados questionários
e diários dos alunos e do professor. Os resultados indicaram o potencial de aprendizagem das
técnicas de estudo, bem como sua utilização por parte dos estudantes. Indicaram também que o
objetivo foi alcançado, pois os hábitos estudantis mudaram após a participação na oficina e
implementação das técnicas pelos alunos em sua dinâmica de estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensinar a estudar : uma proposta de ação docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de estudo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teaching and learning are among the most worrying aspects of both teachers and students. What to
teach and how to teach are fundamental questions that surround the pedagogical field. Both issues
are associated with both the organization of curricula and the methodology adopted by a teacher. In
turn, the question of what to do to learn is also a challenge for students, as it relates directly to the
question of how to study, which depends very much on how the student perceives himself as a
student, and consequently on their ability to self-regulate in relation to their learning. High school
students, in general, have a curriculum with a great diversity of disciplines to take, which can generate
difficulties in managing the large academic works, tests and other school demands. There is a
consensus among researchers of self-regulated learning that when the learner learns autonomously,
he has the ability to manage and organize his own course in relation to learning, to establish his
objectives, to choose the most appropriate study strategies for himself, to reflect and self-evaluate
throughout the course. In view of this premise, this work has proposed to develop and apply a
workshop entitled "Learning to Study - methods and techniques of study", with the aim of teaching
study techniques to high school students, so that they implement them in their dynamics of study in
order to contribute to the improvement of their respective student habits. The educational action was
applied to students in the 1st and 2nd grades of high school in a public school in the Municipality of
Posse-Goiás. For the analysis and systematization of the data, questionnaires and diaries of the
students and the teacher were used. The results indicated the learning potential of the study
techniques as well as their use by the students. They also indicated that the objective was achieved,
since the student habits changed after the participation in the workshop and implementation of the
techniques by the students in their study dynamics. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|