Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37224
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_JulianaQueirozFerreira.pdf12,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Projeto político pedagógico no Zoológico de Brasília : educação ambiental em ambiente não formal
Autor : Ferreira, Juliana Queiroz
Orientador(es):: Castioni, Remi
Assunto:: Educação ambiental
Zoológico de Brasília (Distrito Federal)
Educação não-formal
Projeto político pedagógico
Fecha de publicación : 30-mar-2020
Citación : FERREIRA, Juliana Queiroz. Projeto político pedagógico no Zoológico de Brasília: educação ambiental em ambiente não formal. 2019. 147 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : A educação ambiental pode ser incorporada aos programas dos zoológicos, enquanto ambientes não formais de aprendizagem, como um processo permanente, dinâmico e integral que viabiliza a relação do indivíduo com seu entorno, proporcionando, portanto, a construção de uma cultura ambiental. Nesta pesquisa foi identificado que o Zoo de Brasília não possui um documento próprio para as ações em Educação Ambiental. Este trabalho, portanto, teve como objetivo desenvolver projeto político pedagógico no âmbito da educação ambiental em espaço não formal para a Fundação Jardim Zoológico de Brasília – FJZB – com ações de Educação Ambiental por meio de atividades lúdicas e educativas e estudos voltados para as questões sociais e ambientais no espaço da Sala Verde, possuindo um caráter reflexivo e expressivo dos educadores envolvidos na educação para o desenvolvimento ambiental sustentável. A construção desse projeto, para além de um documento com caráter norteador da educação ambiental em ambiente não formal, procurou traduzir de fato as especificidades e particularidades de uma realidade educacional diferenciada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e o Ministério do Meio Ambiente. A abordagem qualitativa na pesquisa-ação como alternativa metodológica vem da insustentabilidade de uma concepção da ciência baseada em regras inquestionáveis reduzindo os fatos sociais e naturais às suas dimensões observáveis e mensuráveis. O desenvolvimento desta pesquisa se deu a partir do cruzamento entre as fontes de informação documental, propostas institucionais, organização dos espaços expositivos e discurso sobre as propostas e a prática da FJZB, validado por teóricos que discutem as concepções de Educação Ambiental crítica e emancipatória; a abordagem relacional no processo educativo, bem como as relações de construção de um projeto político pedagógico para o ambiente não formal que complementará a educação formal e seu currículo.
Abstract: Environmental education can be incorporated into zoo programs, as nonformal learning environments, as a permanent, dynamic and integral process that enables the relationship of the individual with their surroundings, thus providing the construction of an environmental culture. In this research it was identified that the Brasilia Zoo does not have its own document for the actions in Environmental Education, this work, therefore, aimed to develop a pedagogical political project in the field of environmental education in a non-formal space for the Brasília Zoo Foundation – FJZB – with Environmental Education actions through playful and educational activities and studies focused on social and environmental issues in the Sala Verde space, having a reflective and expressive character of educators involved in education for sustainable development. The construction of this project, in addition to a document that guides environmental education in a non-formal environment, sought to translate the specificities and particularities of a differentiated educational reality in partnership with the Federal District Department of Education and the Ministry of Education. Environment. The qualitative approach in action research as a methodological alternative comes from the unsustainability of a conception of science based on unquestionable rules, reducing social and natural facts to their observable and measurable dimensions. The development of this research took place from the intersection between sources of documentary information, institutional proposals, organization of exhibition spaces and discourse on the proposals and practice of FJZB, validated by theorists who discuss the concepts of critical and emancipatory Environmental Education; the relational approach in the educational process, as well as the relations of construction of a pedagogical political project for the non-formal environment that will complement formal education and its curriculum. Keywords:
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37224/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.