http://repositorio.unb.br/handle/10482/37246
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_LucianedaRochaSantosdaCunha.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Saberes pedagógicos dos professores universitários |
Auteur(s): | Cunha, Luciane da Rocha Santos da |
Orientador(es):: | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto:: | Professores universitários - formação Práticas pedagógicas Universidade de Brasília |
Date de publication: | 30-mar-2020 |
Data de defesa:: | 9-aoû-2019 |
Référence bibliographique: | CUNHA, Luciane da Rocha Santos da. Saberes pedagógicos dos professores universitários. 2019. xix, 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | O estudo versa sobre os saberes pedagógicos dos professores universitários. O objetivo geral visa analisar os saberes da docência universitária na mobilização da ação pedagógica dos professores das licenciaturas da Universidade de Brasília. A fundamentação teórica encontra-se em: Masetto (1998, 2012, 2017); Pimenta (2011, 2014); Anastasiou (2014) e outros que abordam a materialização da formação pedagógica do docente universitário no Brasil. Dantas (2007, 2013, 2014), bem como outros autores pautaram sobre a compreensão da formação do professor relacionada aos saberes em suas práticas pedagógicas. A metodologia, de natureza qualitativa, numa aproximação ao Materialismo Histórico Dialético (MHD), tem como técnica de pesquisa a Análise de Discurso Crítica (ADC). O instrumento utilizado na coleta de dados foi questionários semiestruturados aplicados pelo Google drive a professores que atuam como formadores de professores nos cursos de Educação Física, Física, Geografia, História, Matemática e Pedagogia na UnB, lotados no campus Darcy Ribeiro. Os resultados destacam que os docentes universitários que afirma possuir conhecimentos práticos e teóricos sobre os saberes pedagógicos, desde a sua formação inicial, apresentam certa vantagem diante da pluralidade de saberes que foi possível identificar nos seus discursos. Na mobilização das ações dos docentes cinco saberes relacionados ao ensino na docência universitária são encontrados: as relações professor-aluno, os saberes da experiência, a inovação pedagógica tecnológica e o saber constituído pelas relações institucionais. As conclusões demonstram que o docente universitário deve valorizar e priorizar a sua formação pedagógica, pois os saberes pedagógicos e didáticos, fundamentais em sua ação para a formação dos futuros professores, são pouco evidenciados em seus discursos. |
Abstract: | This study verses about the university professor pedagogic knowledge. The main objective is analyze the university teacher knowledge regarding the mobilization pedagogical action of licenciature degree professors at University of Brasília. The theoretical background is based on : Masetto (1998, 2012, 2017); Pimenta (2011, 2014); Anastasiou (2014) and other authors that deal with this pedagogic training materialization of the university professor in Brazil. Dantas (20o7, 2013, 2014), among other authors ruled over the comprehension about professors training related to the knowledge in theirs pedagogic practices. The methodology, of a qualitative nature, with an approach to the Historical and Dialectical Materialism (MHD), uses a research technic of Discourse Analysis. The tool used for data gathering was a semi structured survey through Google Forms answered by the professor enrolled in training teachers of the Physical Education, Physics, Geography, History, Mathematics and Pedagogy degrees on UnB, at the Darcy Ribeiro campus. The results points that the professors that claims to have had practical and theoretical knowledge about the pedagogic lore, since its first degree, shows a due lead facing the plurality of topics which were possible to identify in its speeches. The professor-student, the experience knowledge, technological pedagogic novelty, knowledge composed from institutional relationships. The conclusion infers that the university docent must value and prioritize its pedagogic training, because the pedagogic and didactic knowledge, cornerstone pieces in new teachers training activity, are in low evidence in their essays. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.