Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | - |
dc.contributor.author | Lopes, Reijane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T20:24:47Z | - |
dc.date.available | 2020-04-02T20:24:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Reijane da Silva. Autoavaliação na educação de jovens e adultos em uma escola pública do Paranoá-Distrito Federal: diferentes concepções que se entrecruzam. 2019. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37299 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito deste estudo foi analisar as contribuições da autoavaliação para as aprendizagens
de estudantes da terceira etapa do primeiro segmento da EJA. Este objetivo geral foi desdobrado
nos seguintes objetivos específicos: analisar o processo avaliativo em uma turma da EJA,
desenvolver atividades de autoavaliação com os/as educandos/as e discutir como os/as
educandos/as podem compreender o progresso de suas aprendizagens por meio da
autoavaliação. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica que
abrange pessoas jovens, adultas e idosas que iniciaram ou deram continuidade aos estudos em
idade tardia e que, por suas idiossincrasias, demandam atendimento diferenciado, instituído e
corroborado por leis e documentos governamentais, os quais ressaltam a necessidade de se ter
um processo avaliativo voltado para o desenvolvimento das aprendizagens, ou seja, que
privilegie a construção do saber ao longo da vida, valorizando vivências e respeitando os ritmos
individuais. Dentro de matriz epistemológica que dialoga com as perspectivas histórico-cultural
e sócio-histórica da avaliação, buscou-se um diálogo com os seguintes autores: Arroyo (2007;
2017), Charlot (2000), Freire (1980; 2007; 2008), Freitas (2002; 2005; 2014), Hadji (2001),
Hoffmann (2014), Lopes e Silva (2012), Luckesi (2011), Reis (2011), Vieira (2016; 2017),
Villas Boas (2008; 2011; 2017), Vygotsky (2008), entre outros. A metodologia de pesquisa
utilizada foi a pesquisa-ação, uma abordagem qualitativa, voltada para a conscientização e
transformação social. Foram utilizados os seguintes procedimentos/instrumentos: observação
participante, entrevistas semiestruturadas, entrevistas de grupos e questionário. A pesquisa foi
realizada ao longo de um ano e meio, numa escola da rede pública do Paranoá – DF. Os
interlocutores do estudo foram os/as educandos/as e educadores da terceira etapa do primeiro
segmento da EJA, bem como a supervisora pedagógica do noturno e cinco educadores
temporários que atuavam na escola no início do trabalho de pesquisa-ação. Os dados produzidos
no período de agosto de 2017 a dezembro de 2018 foram sistematizados e categorizados por
meio da análise de conteúdo. São apresentados e discutidos em três seções, de forma a abordar
os objetivos da pesquisa, cujos principais resultados apontam a relevância da autoavaliação para
o progresso das aprendizagens, mas ressaltam uma incoerência entre a teoria e a prática que se
faz presente na atuação tanto dos/as educandos/as quanto na dos educadores da escola
pesquisada. Espera-se que as informações produzidas e o diálogo estabelecido entre os
interlocutores, a legislação vigente e os autores, ao longo deste estudo, possam contribuir para
a melhoria do trabalho pedagógico da escola e para o aprimoramento de todos aqueles que lidam
com essa modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Autoavaliação na educação de jovens e adultos em uma escola pública do Paranoá-Distrito Federal : diferentes concepções que se entrecruzam | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoavaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo avaliativo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this study was to analyze the contributions of the self-evaluation to the learning
of students of the third stage of the first segment of the EJA. This general objective was
deployed in the following specific objectives: to analyze the evaluation process in an EJA class,
to develop self-evaluation activities with the students and to discuss how students can
understand the progress of their learning through self-evaluation. Youth and Adult Education
is a modality of basic education that covers young people, adults and old people, who started
or continued their studies at a later age and who, because of their idiosyncrasies, demand
differentiated care, instituted and corroborated by laws and government documents, which
emphasize the need to have an evaluation process focused on the development of learning, or
in other words, that privileges the construction of knowledge throughout life, valuing
experiences and respecting individual rhythms. Within an epistemological matrix that dialogues
with a historical cultural perspective and a socio-historical perspective of the evaluation, a
dialogue was sought with the following authors: Arroyo (2007, 2017), Charlot (2000), Freire
(1980, 2007, 2008) (2004), and in the present study, the results of the present study are
presented in the following tables: Freitas (2002, 2005, 2014), Hadji (2001), Hoffmann (2014),
Lopes e Silva (2012), Luckesi , Vygotsky (2008), among others. The research methodology
used was action research, a qualitative approach, focused on awareness and social
transformation. The following procedures / instruments were used: participant observation,
semi-structured interviews, group interviews and questionnaire. The research was carried out
over a year and a half, in a public school of Paranoá – DF. The interlocutors of the study were
the students and teachers of the third stage of the first segment of the EJA, as well as the night
pedagogical supervisor and five temporary educators who acted in the school at the beginning
of the action research work. The data produced from August 2017 to December 2018 were
systematized and categorized through content analysis. They are presented and discussed in
three sections, in order to address the research objectives, whose main results point to the
relevance of the self-evaluation for the progress of the learning, but emphasize an incoherence
between theory and practice that is present in the performance of both / the students as well as
those of the educators of the researched school. It is expected that the information produced
and the dialogue established between the interlocutors, the current legislation and the authors
throughout this study can contribute both to the improvement of the pedagogical work of the
school and to the improvement of all those who deal with this teaching modality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|