Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Marcus Vinícius Medeiros | - |
dc.contributor.author | Casagrande, Sidileide Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T21:09:35Z | - |
dc.date.available | 2020-04-02T21:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-16 | - |
dc.identifier.citation | CASAGRANDE, Sidileide Rabelo. Do currículo prescrito ao currículo em ação: a música na organização do trabalho pedagógico em uma escola da rede pública do DF. 2019. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37304 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por principal objetivo identificar a forma com que a prescrição curricular
para o ensino de música nos anos iniciais do Ensino Fundamental se configura na organização
do trabalho pedagógico em uma escola da rede pública do DF. Assumindo o currículo de
música no DF como o objeto de estudo, os objetivos específicos foram: compreender a
proposta do Currículo em Movimento da Educação Básica do DF (CM) a partir de suas bases
teóricas; analisar e compreender o currículo prescrito para o ensino de música nos anos
iniciais do DF; identificar as propostas para o ensino de música nos documentos referentes à
prática pedagógica da escola e professores participantes; compreender a relação entre o
currículo prescrito e o currículo em ação no que se refere aos conhecimentos musicais que se
apresentam na organização do trabalho pedagógico dos professores. Numa abordagem
qualitativa, a pesquisa foi dividida em duas fases: a pesquisa documental em que se
evidenciaram os pressupostos teóricos do CM e a prescrição curricular para o ensino de
música no currículo dos anos iniciais; e o estudo de caso, tendo a análise documental, a
observação direta e entrevistas como técnicas de pesquisa. Fundamentada no modelo de
objetivação do desenvolvimento do currículo proposto por Sacristán (2017), o estudo parte da
análise do currículo prescrito até a observação do currículo em ação, no que se refere ao
ensino de música evidenciado nos documentos curriculares e na organização do trabalho
pedagógico da escola e professores participantes. Os dados construídos na pesquisa foram
organizados e categorizados a partir das propostas da Teoria Fundamentada (CHARMAZ,
2009). Da análise dos documentos curriculares constatou-se que a prescrição curricular dos
conteúdos de música para os anos iniciais do DF pode ser lida e interpretada a partir de um
diálogo com o modelo C(L)A(S)P (FRANÇA; SWANWICK, 2002). Os encontros de
interdisciplinaridade presentes na prescrição ampliam as possibilidades dessa proposta e
podem ser expandidos para esse fim, o que é coerente com os pressupostos teóricos do
currículo que se apresenta como um currículo integrado, pensado para o desenvolvimento
integral dos estudantes. Da análise realizada a partir dos dados contruídos no estudo de caso
resultou apenas uma categoria: a ausência da música como conhecimento no currículo em
ação, constatada após a observação da supressão dos conteúdos de música que ocorre ainda
no nível do currículo modelado. A formação musical dos docentes configura um fator
importante para a realidade encontrada e é no uso habitual da música na escola que se pode
encontrar alguma intencionalidade pedagógica musical. Conclui-se que, do currículo prescrito
ao currículo em ação, a música deixa de ser um conhecimento a ser adquirido na escola,
prevalecendo a materialização da doxa da função musical escolar: a música como ferramenta
e como recreação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do currículo prescrito ao currículo em ação : a música na organização do trabalho pedagógico em uma escola da rede pública do DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to identify the way in which the curricular prescription for music
teaching in the initial years of Elementary School was configured in the organization of the
pedagogical work at a public school in the Brazilian Federal District. Assuming the scholar
music curriculum in the Brazilian Federal District as the object of study, the specific
objectives were: to understand the proposal of the “Curriculum in Movement for the Basic
Education of the DF” (CM) from its theoretical bases; analyse and understand the curriculum
prescribed for music teaching in the Elementary School of the DF; identify the proposals for
music teaching in the documents and in the pedagogical practices of the school and of the
participating teachers; to understand the relation between the prescribed curriculum and the
curriculum in action with regard to the musical knowledge that is presented in the
organization of the teachers’ pedagogical work. In a qualitative approach, the research was
divided in two phases: the documental research in which were evidenced the theoretical
assumptions of the CM and the curricular prescription for the music teaching at the
Elementary School; and the case study, with documental analysis, direct observation and
interviews as research techniques. Based on the model of objectification of the curriculum
development, proposed by Sacristán (2017), the study goes from the analysis of the prescribed
curriculum until the observation of the curriculum in action, regarding the musical knowledge
evidenced in the curricular documents and the organization of the pedagogical work of the
school and of the participating teachers. The data built in this research were organized and
categorized according to the proposals of the Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). From
the analysis of the curricular documents it was verified that the curricular prescription of the
musical knowledge for the Elementary School of the DF can be read and interpreted in a
dialogue with the C(L)A(S)P model (FRANÇA; SWANWICK, 2002). The interdisciplinary
encounters present in the curricular prescription amplify its possibilities and can be expanded
for this purpose, which is consistent with the theoretical presuppositions of the curriculum
that presents itself as an integrated curriculum, designed for the integral development of the
students. The analysis based on the data built in the case study resulted only in one category:
the absence of music as a kind of knowledge in the curriculum in action, verified after the
observation of the suppression of music contents that still occurs at the level of the modelled
curriculum. The musical preparation of the teachers is an important factor for the reality
found and it is in the habitual use of the music in the school that we can find some musical
pedagogical intentionality. We can conclude that, from the curriculum prescribed to the
curriculum in action, music is not faced as a kind knowledge to be acquired at school,
prevailing the materialization of the doxa of the scholar musical function: music as a tool and
as recreation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|