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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37337
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Title: Escolhas didáticas e pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa : um olhar para a transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental
Authors: Moraes, Yeda Silva
Orientador(es):: Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto:: Práticas pedagógicas
Língua portuguesa - estudo e ensino
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Práticas de ensino
Issue Date: 6-Apr-2020
Citation: MORAES, Yeda Silva. Escolhas didáticas e pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa: um olhar para a transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. 2019. 148 f, il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O presente estudo analisou as escolhas didáticas e pedagógicas adotadas para o ensino de língua portuguesa, na transição do 5o para o 6o ano do Ensino Fundamental, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. No concernente à tessitura teórica, está ancorado na Teoria da Transposição Didática (CHEVALLARD, 1991), na Fabricação do Cotidiano (CERTEAU, 1998), nos Saberes da Ação, incluindo Escolhas didáticas e pedagógicas (CHARTIER, 2007), bem como em estudos que embasam a discussão da escolarização ciclada (MAINARDES, 2015) e do campo de ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2003; GERALDI, 2006; MORAIS, 2009), entre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e, como técnicas de investigação, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras, daquela secretaria, sendo duas do 5o e duas do 6o ano, bem como dez observações participantes em cada turma ao longo de 2018. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Como resultados ilustrativos no que se refere às escolhas didáticas, o estudo apontou que houve baixo investimento quanto ao eixo da oralidade, no que tange à exploração dos gêneros orais públicos formais. Sinalizou, também, que houve uma prática sistemática de leitura textual, embora com prevalência da leitura realizada pelas mestras para a turma e não pelos estudantes e, quando essa ocorria, era em voz alta, desprovida de uma leitura prévia silenciosa. No eixo da produção textual, ocorreu um inexpressivo trabalho nesse campo, ocorria, essencialmente, sem exploração das características dos gêneros, deslocando o processo de intervenção a unidades linguísticas, como a palavra. Quanto ao ensino da análise linguística/gramática, houve, predominantemente, situações em que se explorava o texto como pretexto para o ensino de nomenclatura gramatical. No que se refere às escolhas pedagógicas, procurando alinhavar as práticas de ensino ao tratamento da heterogeneidade das aprendizagens, os dados apontaram que as docentes vinham desenvolvendo intervenções individuais, mesmo que pontualmente e/ou por meio de intervenções no coletivo. Não se verificou, por outro lado, um trabalho sistemático de interação entre os pares durante a realização das atividades. Cabe destacar, portanto, que os eixos de ensino de língua pareciam vir sendo tratados de forma desarticulada e, por vezes, sem explorar suas especificidades.
Abstract: The present study analyzed the didactic and pedagogical choices adopted for the teaching of Portuguese language, in the transition from the 5th to the 6th grade of Elementary School, within the State Department of Education of the Federal District of Brazil. Concerning the theoretical structure, it is anchored in the Theory of Didactic Transposition (CHEVALLARD, 1991), in the Invention of Everyday Life (CERTEAU, 1998), in the Knowledge of Action, including didactic and pedagogical choices (CHARTIER, 2007), as well as studies that support the discussion of schooling in cycles (MAINARDES, 2015) and the Portuguese language teaching field (ANTUNES, 2003; GERALDI, 2006; MORAIS, 2009), among others. This is a qualitative study and, as investigative techniques, semi-structured interviews were used with four teachers from the mentioned state department, two from the 5th grade and two from the 6th grade, as well as ten participant observations in each class throughout 2018. For data processing, it was used thematic content analysis (BARDIN, 1977). As illustrative results with regard to didactic choices, the study pointed out that there was little investment in the orality axis, in reference of the exploration of formal public oral genres. It also signaled that there was a systematic practice of textual reading, although it prevailed the reading performed by the teachers for the class and not by the students, and when this occurred, it was out loud, without a silent prior reading. In the axis of textual production, there was an inexpressive work in this field, which occurred, essentially, without exploring the characteristics of genres, shifting the intervention process to linguistic units, such as the word. Regarding the teaching of linguistic/grammar analysis, there were predominantly situations in which the text was explored as a pretext for the teaching of grammatical nomenclature. Towards pedagogical choices, seeking to align teaching practices with the treatment of learning heterogeneity, the data indicated that teachers had been developing individual interventions, even if punctually and/or through collective interventions. On the other hand, there was no systematic work of interaction among peers during the activities. It should be noted, therefore, that the axes of language teaching seemed to be treated in a disjointed manner and sometimes without exploring its specificities.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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