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Título: Critérios para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio
Autor(es): Santos, Sandra Maria de Oliveira
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Livros didáticos - química
Livros didáticos - avaliação educacional
Data de publicação: Ago-2006
Referência: SANTOS, Sandra Maria de Oliveira. Critérios para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio. 2006. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: O livro didático, por sua grande influência no processo de ensinoaprendizagem, apresenta importante papel no ensino formal. Sua escolha deve ser feita de forma criteriosa, considerando diferentes aspectos relacionados a sua abordagem didática e ao contexto de seus alunos e escola. Todavia, os professores normalmente não se sentem bem preparados e orientados para o exercício dessa função. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo propor um instrumento que auxilie o professor a analisar e a avaliar o Livro Didático de Química – LDQ – para o Ensino Médio, por meio de critérios apresentados na literatura. Para tal, são apresentadas discussões sobre o livro didático que versam sobre sua evolução histórica e suas diversas funções. Desta forma, justifica-se a real necessidade de se apresentar um instrumento de avaliação de LDQ. Inicialmente, foi realizado um levantamento das concepções dos professores de Química do Ensino Médio do Distrito Federal sobre os critérios aplicados por eles na escolha dos livros a serem adotados. A análise dos resultados dessa avaliação indicou que os educadores não utilizam critérios fundamentados em pesquisas na área de ensino de Ciências para escolha do LDQ, prevalecendo fatores subjetivos, tais como conteúdo, exercícios e preço. A partir da análise da realidade dos professores e da pesquisa na literatura, em ensino de Química e sobre livros didáticos, para avaliação de LDQs destinados ao Ensino Médio, estabeleceu-se um conjunto de critérios relacionados aos seguintes aspectos: imagens,aspectos gráfico-editoriais e textuais, linguagem, livro do professor, atividades experimentais, aspectos históricos relacionados à construção do conhecimento, abordagem de aspectos sociais, contextualização dos conceitos e conteúdos da Química e abordagem metodológica do conteúdo químico.Tais critérios de avaliação foram organizados na Planilha para Avaliação de Livros Didáticos de Química – PLANLDQ – desenvolvida no Windows Excell, também compatível com plataforma Linux, gerando um instrumento auto-explicativo. Buscou-se, com a PLANLDQ, desenvolver um instrumento simples que facilite a manipulação e a compilação dos dados pelo avaliador. Por meio da PLANLDQ, espera-se que os professores de Ensino Médio obtenham um conjunto de informações significativas e concretas, que possibilite uma análise criteriosa e consciente dos LDs disponíveis. Além disso, esse instrumento tem, também, a função de exercitar o professor a olhar de forma mais crítica para o LDQ. Pretendese, assim, que o manual didático escolhido dessa avaliação seja coerente com os objetivos educacionais e que propicie condições para formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The didact book, due to its great influence over the teaching/ learning process, presents an important meaning in the high school. Therefore, the choice must be done with criterion, considering different features being connected with its didact broaching and the context of its students and school, activity which teachers normaly don´t feel well prepared. Because of it, this research has as its objetive to propose an instrument that helps teachers to analyse and to evaluate Didacts Chemistry Books - DBC- to the higt school, through the criterions presented in the literature. For that, discussions are presented about the didact book telling about the historical evolution of this didact resort and its many functions. Therefore, a discussion about its evaluation criterions is presented. For the evaluations of the real necessity to present DCB evaluation instrument, first of all, a lifting of the Chemistry teachers of high school in the Distrito Federal about their concepts was done telling the criterions applied by them selecting the books to be adopted. The analysis of the results of this evaluation showed that the teachers don´t use concepts based in researches on the science teaching field to choose the DCB, standing out the most subjetive factors, just as subject, exercise and price. From the analysis of the teacher´s reality and of the research in the literature, in the Chemistry teaching and about didact books, evaluationing DCB´s, to the high school, a group of criterions was established, being connected whith the following aspects: pictures, editorial graphic aspect and textual, language, theacher´s book, experimental activities, historical aspects connected whit the knowledge constrution, social aspects broaching, context of the chemistry´s concepts and Chemistry´s contents and methodological broaching of the Chemistry´s contents. The evaluatins criterions were organized in the software to Evaluatins of the Chemistry Didacts Books -SECDB- developed in the Windows Excell also compatible whit the Linux software, doing an instrument that explained by itself. Using the SECDB, was tried to develop making easier the manipulation and the joint of the datas by evaluator. Through the SECDB, it´s hoped that high school teachers obtain a group of important and real informations which grow a detailed and clear analysis of the didacts books avaiable. Besides, this instrument also has the functions to do the tachears to see, in more critical way to the Chemistry Didact Books. It´s intended, in this way, that the didacts handbook emineted by this evaluation will be right and clever with the educational objectives and brings conditions to form free, critical, participant citizens.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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