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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/3753
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Titre: Kohixoti-kipáe, a dança da ema : memória, resistência e cotidiano Terena
Auteur(s): Jesus, Naine Terena de
Orientador(es):: Szturm, Elyeser
Assunto:: Índios Terena
Dança indígena
Date de publication: 12-avr-2007
Référence bibliographique: JESUS, Naine Terena de. Kohixoti-kipáe, a dança da ema: memória, resistência e cotidiano Terena. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: A presente dissertação tem o intuito de revelar aspectos do cotidiano, memória e resistência do povo Terena residente da Aldeia Indígena Limão Verde em Mato Grosso do Sul. Utilizando a dança do Kohixoti-Kipaé (dança da ema) ou dança do Bate-pau como ponto de partida, buscamos observar esses aspectos através de um registro audiovisual no campo das artes. Para alcançar tal objetivo realizamos, num primeiro momento, o mapeamento de informações referentes ao povo Terena, através de outras pesquisas e informações baseadas em história oral, tendo como fonte principal a entrevista realizada com Isaac Dias, sobrinho-neto de Pascoal Dias, principal fonte inspiradora dessa pesquisa. Num segundo momento, utilizamos da memória pessoal e de anotações de campo, que denominamos diários visuais, para promover o intercâmbio entre arte e antropologia, resultando na produção final dessa dissertação de mestrado. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation has the purpose to discover aspects of the everyday, memory e resistance of the nation Terena, dweller at Aldeia Indígena Limão Verde in Mato Grosso do Sul state. By using the Kohixoti Kipaé dance (rhea dance) or Bate-pau dance as departure point, in the first moment, we seek to observe by an audiovisual registry in Arts camp. For reaching this purpose, we did the mapping of the information about the Terena nation through other researches information based on oral history, taking as main source an interview realized with Isac Dias, Pascoal Dias’s grand-nephew. In a second moment, we utilized our own memory and annotation of camp, which we defined as visual journal, to promote the interchange between arts and anthropology, which was the result of this dissertation.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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