http://repositorio.unb.br/handle/10482/37687
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_DeniseMoraesCavalcante.pdf Restrito | 2,33 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Título: | Imagens do cotidiano no cinema Brasileiro : olhar sobre a casa: análise dos filmes Eu, tu, eles e Abril despedaçado |
Autor(es): | Cavalcante, Denise Moraes |
Orientador(es): | Silva, Denilson Lopes |
Assunto: | Cinema brasileiro Comunicação de massa Espaço (Arquitetura) Imagem cinematográfica |
Data de publicação: | 12-Mai-2020 |
Data de defesa: | 2005 |
Referência: | CAVALCANTE, Denise Moraes. Imagens do cotidiano no cinema Brasileiro: olhar sobre a casa: análise dos filmes Eu, tu, eles e Abril despedaçado. 2005. 95 f. il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma reflexão poética sobre casas construídas em imagens cinematográficas, tendo como objetivo geral analisar a interação entre espaço doméstico e sujeito, utilizando-se de dois filmes brasileiros de ficção como referência para a análise. Para tanto, este trabalho articula concepções do espaço arquitetônico e elementos da linguagem cinematográfica, além de destacar a apropriação dos espaços da casa por meio das práticas cotidianas. Busca-se resgatar casas e personagens a partir de uma perspectiva mais poética de um espaço encaminhado pela afetividade e subjetividade. Como hipótese central, admite-se que ao compreender a articulação dos espaços da casa, apreende-se o posicionamento dos personagens nas histórias contadas. |
Abstract: | This work is a poetical reflection about houses built in movie images, aiming to analyze íhe interaction between domestic space and subject, using two Brazilian fiction movies as reference for the analysis. The work articulates conceptions of the architectural space with elements of movie language, besides detaching the appropriation of houses space by means of everyday customs. It searches to rescue houses and personages from a more poetical perspective of a space oriented by affectivity and subjectivity. As a central hypothesis, it admits that in understanding the articulation of the house spaces, we can apprehend the personages positioning in the told stories. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2005. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.