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Title: A cultura nas rádios de alcance nacional : um estudo sobre a programação das emissoras Jovem Pan, Transamérica e Antena 1
Authors: Sekeff, Andréa Thomé
Orientador(es):: Ribeiro, Lavina Madeira
Assunto:: Radiodifusão
Comunicação de massa e cultura
Issue Date: 12-May-2020
Citation: SEKEFF, Andréa Thomé. A cultura nas rádios de alcance nacional: um estudo sobre a programação das emissoras Jovem Pan, Transamérica e Antena 1. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Abstract: O presente trabalho tem por objeto de estudo a programação das emissoras de rádio de alcance nacional. Seu objetivo central é chegar ao conceito de cultura criado e permanentemente legitimado neste universo midiático em particular. Para delinear este conceito de cultura, faz-se uma imersão significativa no processo de elaboração das mensagens, de criação de novos padrões e estilos de vida e na capacidade dessas estruturas radiofônicas de acompanhar as tendências ditadas pela audiência, obtidas através das pesquisas de opinião. Foram, em especial, objeto empírico de estudo, as programações das emissoras Jovem Pan, Transamérica e Antena 1 tendo em vista o fato de serem estas as emissoras em rede de maior alcance e de maior audiência no país. O trabalho foi motivado pela preocupação de entender qual o tipo de cultura produzido por estas emissoras, e principalmente, de compreender que aspectos da identidade nacional são utilizados. A relação existente entre o local, o regional e o internacional ganha destaque. A globalização insere-se de forma eficaz durante a produção dos bens de consumo e dita normas na padronização de conceitos e regras sociais. Os elementos globalizantes transitam com desenvoltura nos diversos gêneros e formatos radiofônicos, criam hábitos e geram necessidades de consumo. São produtos que passam a ser adquiridos pelo ímpeto da sedução, impulsos e vontade de ser um indivíduo aceito pela sociedade. O público-alvo dessas emissoras de alcance nacional não é apenas consumidor de mensagens de entretenimento, ele é visto como consumidor em potencial de produtos, ideologias, estilos de vida, preferências e opções de vida. Por sua vez, as mensagens produzidas não são entretenimento inocente. Os referentes metodológicos dos estudos culturais foram o norte para o trabalho identificar o conceito de cultura correspondente ao que vem sendo praticado pelas emissoras de alcance nacional. Com base em pesquisa empírica o estudo levantou as principais questões que envolvem o processo de elaboração das mensagens e o consumo dos diversos produtos de entretenimento disponibilizados por essas emissoras. Os resultados obtidos levaram a uma conclusão que envolve diretamente os aspectos da cultura de consumo e as suas particularidades. O trabalho não esquece também de pontuar as principais características que estão conseguindo fazer a diferença dentro do grande caldeirão cultural analisado. Por fim, a conclusão apresenta os contornos do conceito de cultura produzido pelas emissoras analisadas e suas particularidades no contexto da cultura midiática. Demonstra que a cultura de consumo é central na qualificação deste conceito. Ela atua no sentido de gerar pensamentos e comportamentos ajustados aos valores, às crenças e às práticas hegemônicas no circuito simbólico da mídia brasileira em geral. A programação das emissoras de rádio, que não está isolada do contexto da mídia, apresenta a forma dominante da cultura, forma que socializa e fornece material de identidade. O presente trabalho aponta como um dos caminhos para a vida na sociedade contemporânea a compreensão de como se processa a estrutura da cultura midiática e a prática diária de uma visão crítica de suas mensagens.
Abstract: This essay has as object of study broadcast company’s programming of national spread. It’s central objective it’s to get into the cultural concept created and legitimated in this universe of the midia. To delineate this culture concept, it has an significant immersion in the process of elaboration of the messages, of creation of new standards and lifestyle and in the capacity of these radio structures of follow the trends dictated by the hearing, get by opinion research. Were, in special, important objective of study the programmings of Jovem Pan, Transamérica e Antena 1, considering the fact that they are the most hearing broadcast in the country. The essay was motivated by the worrying of understand the kind of culture made up by broadcast, and in special, to know which aspects of the national identity are used. The relation that exist between the local, the regional, and the international gain prominence. The globalization is inserted in a efficient form during the production of the consumption and say norms to the standardization of concepts and social rules. The elements of the globalization transit with nimbleness between in the many sorts and ways of the radio, they create habits and generate consumption necessity. There are products that begin to be acquire by the seduction start, impulse and wishes of be a person accepted by the society. The public-target of those broadcast of national reach it isn't only the consumer of messages of entertainment, they are seem as potential consumers of products, ideologies, lifestyle, preferences and options of life. In turn, the messages produced aren’t innocent entertainment. The referring method of cultural studies were the base to the research get into a culture concept that has been practiced by the national reach broadcast. On the basis of empiricist research the study raised the principal questions which involves the process of creating of messages and consume of many products offered by those broadcasts. The results gotten toke us to a conclusion that involves directly the cultural aspects of consume and it’s particularities. This essay don't forget of present the most important characteristics that are making difference inside of the big analyzed cauldron. At least, the conclusion shows, the contours of the concept of culture made by the analyzed broadcasts and their particularities in the context of the culture of the midia. It demonstrate that consume culture is central in the qualification of this concept. It acts in the direction of generate thoughts and adjusted behaviors to the values, to the beliefs and to the practical the hegemonic ones in the symbolic circuit of the Brazilian midia. The programming of the broadcasts of radio, that aren’t isolated of the context of media, shows the dominant form of culture, form that socializes and supplies material of identities. The present essay shows as a way to life in present society the understanding of how process the structure of the culture of the media and the daily practice of critical vision of their messages.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2005.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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