Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37690
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_SofiaCavalcantiZanforlin.pdf
Restrito
4,59 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Nem comédia nem drama : gay como gente análise crítica do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk)
Autor(es): Zanforlin, Sofia Cavalcanti
Orientador(es): Montoro, Tânia Siqueira
Assunto: Homossexuais
Identidade
Representações sociais
Data de publicação: 12-Mai-2020
Referência: ZANFORLIN, Sofia Cavalcanti. Nem comédia nem drama: gay como gente: análise crítica do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk). 2004. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: A dissertação realiza uma análise de conteúdo temática do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk). Buscamos apreender os significados das representações trabalhadas pelo seriado, sendo este, talvez, a primeira tentativa de romper a predominante representação do homossexual apenas como o soropositivo, ou como aquele que se coloca na posição de clown, pronto para dar o tom cômico da cena. Observamos que para analisar possíveis rupturas de modelos de conduta e preconceitos sociais devemos estar atentos aos tipos de representações que surgem do produto cultural em questão. Que papéis são desempenhados e que modelos de conduta são destinados aos homossexuais para que passassem de meros coadjuvantes em programas televisivos a protagonistas de um seriado de TV. O que pôde ser constatado através desta pesquisa é que o seriado perde oportunidades, de revisão e questionamento das condutas, e não coloca em xeque a transitoriedade das identidades, como fizeram os estudos feministas e os estudos gays, por exemplo. Não questiona, portanto, os sistemas de representação que dão sentido à marcação das identidades. Percebemos que as mensagens deixaram muitas das vezes de ser questionadas e problematizadas no âmbito da manutenção de concepções, estereótipos, no desempenho de papéis sociais, e preconceitos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.