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2019_MarcioGonçalvesVieira.pdf13,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLignelli, César-
dc.contributor.authorVieira, Márcio Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-05-14T16:06:24Z-
dc.date.available2020-05-14T16:06:24Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.date.submitted2019-02-12-
dc.identifier.citationVIEIRA, Márcio Gonçalves. Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres: linhas da malha criativa do Udigrudi. 2019. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37723-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa problematiza o uso de coisas sonoras e sua relação com atores e criadores na cena teatral, tendo como referência os espetáculos O Cano (1998) e Ovo (2003), criados e apresentados pelo grupo de circo teatro Udigrudi. Esses trabalhos, resultado do entrelaçamento de vários saberes, tiveram na relação entre atores e coisas sonoras um eixo diretivo, com todas as potências e desafios envolvidos. O relato analítico dessa vivência, circunscrevendo e interligando os processos de direção, criação e pesquisa do grupo, busca fornecer diretrizes no trato com coisas sonoras em cena, estabelecer debates sobre a problemática relacionada, além de registrar a trajetória do Udigrudi por uma perspectiva singular. As ferramentas conceituais usadas foram forjadas no campo das epistemologias ecológicas (Ingold, 2015 Maia, 2015; Stheil & Carvalho, 2012) com elementos da teoria da prática e dos estudos sociais da ciência (Latour, 2012, Fleck, 2010; Kuhn, 2017). Entre esses elementos estão o conceito de agência material recíproca e sua relação com a linguagem, o conceito de coisa sonora para cincunscrever objetos cênicos e formas animadas sonoras, linha como processo e caminho inventivo, além de malha como representação de encontros, relações e entrelaçamento dessas linhas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCoisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordUdigrudipt_BR
dc.subject.keywordObjetos sonorospt_BR
dc.subject.keywordGrupos circensespt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research problematizes the use of sound things and its relation with actors and creators in the theatrical scene, having as reference the spectacles O Cano (1998) and Ovo (2003), created and presented by the theater group Udigrudi. These works, as a result of the intertwining of various knowledges, had in the relationship between actors and sound things a directive axis, with all the powers and challenges involved. The analytical account of this experience, circumscribing and interconnecting the processes of direction, creation and research of the group, seeks to provide guidelines in dealing with sound things on the scene, to establish debates on the related problem, and to record Udigrudi's trajectory through a singular perspective. The conceptual tools used were forged in the field of ecological epistemologies (Ingold, 2015 May, 2015; Stheil & Carvalho, 2012) with elements of the theory of social practice and science studies (Latour, 2012, Fleck, 2010; Kuhn, 2017). Among these elements are the concept of reciprocal material agency and its relationship with language, the concept of sound thing to circumscribe objects and animated sound forms, line as process and inventive way, as well as mesh as representation of encounters, relations and interlacement of these lines.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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