Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37723
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcioGonçalvesVieira.pdf13,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
Autor(es): Vieira, Márcio Gonçalves
Orientador(es): Lignelli, César
Assunto: Udigrudi
Objetos sonoros
Grupos circenses
Teatro
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: VIEIRA, Márcio Gonçalves. Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres: linhas da malha criativa do Udigrudi. 2019. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Essa pesquisa problematiza o uso de coisas sonoras e sua relação com atores e criadores na cena teatral, tendo como referência os espetáculos O Cano (1998) e Ovo (2003), criados e apresentados pelo grupo de circo teatro Udigrudi. Esses trabalhos, resultado do entrelaçamento de vários saberes, tiveram na relação entre atores e coisas sonoras um eixo diretivo, com todas as potências e desafios envolvidos. O relato analítico dessa vivência, circunscrevendo e interligando os processos de direção, criação e pesquisa do grupo, busca fornecer diretrizes no trato com coisas sonoras em cena, estabelecer debates sobre a problemática relacionada, além de registrar a trajetória do Udigrudi por uma perspectiva singular. As ferramentas conceituais usadas foram forjadas no campo das epistemologias ecológicas (Ingold, 2015 Maia, 2015; Stheil & Carvalho, 2012) com elementos da teoria da prática e dos estudos sociais da ciência (Latour, 2012, Fleck, 2010; Kuhn, 2017). Entre esses elementos estão o conceito de agência material recíproca e sua relação com a linguagem, o conceito de coisa sonora para cincunscrever objetos cênicos e formas animadas sonoras, linha como processo e caminho inventivo, além de malha como representação de encontros, relações e entrelaçamento dessas linhas.
Abstract: This research problematizes the use of sound things and its relation with actors and creators in the theatrical scene, having as reference the spectacles O Cano (1998) and Ovo (2003), created and presented by the theater group Udigrudi. These works, as a result of the intertwining of various knowledges, had in the relationship between actors and sound things a directive axis, with all the powers and challenges involved. The analytical account of this experience, circumscribing and interconnecting the processes of direction, creation and research of the group, seeks to provide guidelines in dealing with sound things on the scene, to establish debates on the related problem, and to record Udigrudi's trajectory through a singular perspective. The conceptual tools used were forged in the field of ecological epistemologies (Ingold, 2015 May, 2015; Stheil & Carvalho, 2012) with elements of the theory of social practice and science studies (Latour, 2012, Fleck, 2010; Kuhn, 2017). Among these elements are the concept of reciprocal material agency and its relationship with language, the concept of sound thing to circumscribe objects and animated sound forms, line as process and inventive way, as well as mesh as representation of encounters, relations and interlacement of these lines.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.