Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37756
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DanieleConceiçãoSarmentodeSousa.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Um mergulho nos rios do esquecimento : a invisibilidade do estudante quilombola no estado do Pará
Autor(es): Sousa, Daniele Conceição Sarmento de
Orientador(es): Santos, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos
Coorientador(es): Silva, Givânia Maria da
Assunto: Educação Escolar Quilombola
Estudantes quilombolas
Invisibilidade social
Movimento negro
Educação quilombola
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: SOUSA, Daniele Conceição Sarmento. Um mergulho nos rios do esquecimento: a invisibilidade do estudante quilombola no estado do Pará. 2019. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os processos históricos e sociais que colaboraram e colaboram para a invisibilidade dos estudantes quilombolas no estado do Pará, assim como verificar de que forma seu deu e está se dando o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola no referido Estado, e sua relação com os anseios dos quilombolas por uma educação que valorize suas especificidades. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, e documentais, assim como foram feitas entrevistas semiestruturadas. Por fim, conclui-se que embora já exista um quantitativo relevante de escolas quilombolas no estado do Pará, infelizmente essas escolas ainda não possuem estrutura material e pedagógica para atender as crianças e jovens quilombolas. E a valorização dos aspectos culturais e sociais para a formação dos quilombolas ainda estão muito aquém do esperado. A educação escolar quilombola ainda não contempla toda a educação básica.
Abstract: This paper aims to highlight the historical and social processes that collaborated and contribute to the invisibility of quilombola students in the state of Pará, as well as to verify how it gave and is taking place the process of implementation of the National Curriculum Guidelines for Education. Quilombola School in that State, and its relationship with the quilombola's yearnings for an education that values its specificities. To this end, bibliographic and documentary searches were performed, as well as semi-structured interviews. Finally, it can be concluded that although there is already a significant number of quilombola schools in the state of Pará, unfortunately these schools do not have the material and pedagogical structure to serve quilombola children and young people. And the appreciation of cultural and social aspects for the formation of quilombolas is still far from expected. Quilombola school education does not yet cover all basic education.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.