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Título: O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
Autor(es): Cacau, Thaysa Pacheco
Orientador(es): Araújo, Claisy Maria Marinho
Assunto: Psicologia escolar
Psicólogos escolares
Perfil profissional
Psicólogos escolares - formação
Formação profissional
Data de publicação: 19-Mai-2020
Referência: CACAU, Thaysa Pacheco. O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí: subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica. 2019. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O perfil profissional do psicólogo escolar tem requerido constantes estudos e atualizações, especialmente pela necessidade do desenvolvimento de competências cada vez mais articuladas aos diversos contextos educacionais que se transformam em meio às complexas conjunturas econômicas, sociais e políticas da realidade brasileira. Esse cenário reflete-se nas situações desafiadoras com as quais psicólogo escolar lida em seu cotidiano de trabalho, solicitando-lhe uma formação mais ampliada que se desdobre em maior clareza de seu papel, funções e atividades. A literatura em Psicologia Escolar refere que há pouca clareza no tocante às especificidades desse perfil, bem como escassez de estudos, destacadamente, em contextos regionais, a exemplo do estado do Piauí, alertando para a necessidade de se repensar as reais articulações entre a formação e prática. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral: investigar indicadores do perfil profissional do psicólogo escolar no contexto piauiense. Como objetivos específicos, propôs-se a: (a) identificar as principais práticas que caracterizam a atuação profissional do psicólogo escolar no contexto piauiense; (b) analisar os indicadores de competências técnicas, teóricas e transversais que caracterizam a atuação dos psicólogos escolares do contexto piauiense; (c) construir uma proposta de perfil profissional para os psicólogos escolares do contexto piauiense. Por meio dos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas, bem como a aplicação de um questionário eletrônico com as participantes. As informações recolhidas foram analisadas à luz da Psicologia histórico-cultural do Desenvolvimento Humano e da Psicologia Escolar Crítica. A partir dos resultados encontrados, como desdobramentos do estudo, elaborou-se uma proposta de perfil e de competências em Psicologia Escolar em uma perspectiva crítico- emancipatória, de modo a subsidiar ações futuras no âmbito das formações inicial e continuada e da atuação profissional do psicólogo escolar no Piauí. Também foram sugeridas orientações para formação e atuação, que podem ser úteis ao enfrentamento dos desafios do cotid escolar. Pretende-se, a partir dessa pesquisa, fomentar debates sobre a elaboração de políticas educacionais que visem à inserção do psicólogo escolar em instituições de ensino no Piauí.
Abstract: The professional profile of the school psychologist has required constant studies and updates, especially due to the need to develop competences increasingly linked to the various educational contexts, whose realities are transformed in the middle of the complex economic, social and political conjunctures of the Brazilian reality. This scenario is reflected in the challenging situations that school psychologists deal with in their daily work, asking them for a broader education that unfolds more clearly in their role, functions and activities. The literature on School Psychology states that there is little clarity regarding the specificities of this profile, as well as the lack of studies, especially in regional contexts, such as the state of Piauí, alerting to the need to rethink the real articulations between the formation and practice. Given this reality, the present study aimed to investigate indicators of the professional profile of the school psychologist in the Piaui context. As specific objectives, it was proposed to: (a) identify the main practices that characterize the professional performance of the school psychologist in the Piaui context; (b) analyze the indicators of technical, theoretical and transversal skills that characterize the performance of school psychologists in the Piaui context; (c) construct a professional profile proposal for school psychologists in the Piaui context. Through the methodological assumptions of the qualitative approach, interviews were conducted, as well as the application of an electronic questionnaire with the participants. The information collected was analyzed in the light of the Historical-Cultural Psychology of Human Development and Critical School Psychology. From the results found, as consequences of the study, a proposal of profile and competences in School Psychology was elaborated, in a critical- emancipatory perspective, in order to subsidize future actions in the ambit of the initial and continuous formation and the professional performance of the School. school psychologist in Piauí. Guidance was also suggested for training and performance, whichmay be useful in facing the challenges of daily school life. Based on this research, it is intended to foster debates on the elaboration of educational policies aimed at the insertion of the school psychologist in educational institutions in Piauí.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
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