Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barros, Jônatas de França | - |
dc.contributor.author | Silva, André Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-02T11:23:34Z | - |
dc.date.available | 2020-06-02T11:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, André Ribeiro da. Licenciatura em Educação Física a distância da Universidade de Brasília: percepção discente da tutoria. 2019. 96 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37935 | - |
dc.description | Tese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A Educação Física vem nos últimos anos passando por grandes
transformações e crescendo cada vez mais em suas diferentes possibilidades e
intervenções na sociedade contemporânea. E, neste sentido, culmina com a formação de
profissionais por meio da Educação a Distância. Nessa perspectiva, a Universidade de
Brasília oferta esse curso incorporando as propostas preconizadas pelo Ministério da
Educação, ´por meio do decreto federal 9057/2017 e suas prerrogativas. Objetivo: Analisar
as percepções discentes sobre o processo de aprendizagem e trabalho realizado do tutor a
distância, no curso de Educação Física, na modalidade a distância da Universidade de
Brasília. Metodologia: Estudo de caráter descritvo do tipo transversal, em que as variáveis
foram medidas uma única vez, sem distinção estrutural entre as preditoras e as de
desfecho. Foi uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo (Creswell, 2013), composta por
discentes de ambos os sexos, do curso de Educação Física modalidade a distância na
Universidade de Brasília. Os discentes estavam vinculados aos polos das cidades de Piritiba
(PB), Boa Vista (RR), Duas Estradas (PB) e Buritis (MG). Os protocolos de coletas de dados
foram instrumentalizados por questionário adaptado elaborado no formulário do
GoogleDocs, com questões fechadas, a partir das pesquisas realizadas por De Paula e Silva
(2004), Zerbini (2007) e Peixoto (2012). Concomitantemente, foi utlizada uma entrevista
semiestruturada, segundo Lüdke e André (1986: p33-34). Houve apreciação e autorização
do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Ciências da Saúde
da Universidade de Brasilia, sob Parecer nº 1.8671.269 de 13/12/2016, CAAE:
62060516.5.0000.0030. Para o tratamento estatístico, os dados dos questionários foram
tabulados usando-se o Microsoft Excel e a análise por meio do pacote estatístico Stata ®,
versão 15, através do teste de Fisher, considerando 5% de significância para as correlações
(p≤ 0,05). Para o tratamento da entrevista, foi realizada a análise de conteúdo proposta por
Bardin (2004). Resultados: Há um percentual maior de discentes do sexo feminino, idade
superior a 30 anos, realizam atividade remunerada, 1ª graduação, casados e possuem
renda menor que 3 salários mínimos. Os resultados foram de satisfação em praticamente
todas as percepções. Na caracterização da amostra, os resultados que mostraram
significância foram o estado civil (p=0,018). As percepções que tiveram significância nas
relações entre satisfeitos e instatisfeito foram: a) Mudam a forma de explicar até que os
participantes compreendam os assuntos das mensagens (p=0,020); b) Procuram
compreender os motivos que estão dificultando a participação na disciplina (p=0,001); c)
Demonstram bom humor nas mensagens enviadas (p=0,006); d) Respeitam o ritmo de
aprendizagem dos participantes (p=0,046); e) Elogiam os participantes nos fóruns e
mensagens eletrônicas (p=0,026); f) Participam do início ao final das discussões dos fóruns
(p=0,026); e g) Fornecem respostas que esclarecem completamente as dúvidas (p=0,026).
Considerações Finais: Foi possível perceber nas respostas a ambivalência que nortearam
as percepções dos discentes entrevistados quando comparados os dados quantitativos e
qualitativos. A satisfação superou a instatisfação em praticamente todas as 33 variáveis
categóricas sobre a percepção discente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Licenciatura em Educação Física a distância da Universidade de Brasília : percepção discente da tutoria | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física - formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância - ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância - Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tutoria | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Physical Education has been undergoing major transformations in recent
years and growing increasingly in its different possibilities and interventions in contemporary
society. And in this sense, it culminates in the training of professionals through distance
education. From this perspective, the University of Brasilia offers this course incorporating
the proposals advocated by the Ministry of Education, by federal decree 9057/2017 and its
prerogatives. Objective: To analyze student perceptions about the learning process and
work done by the distance tutor, in the Physical Education course, in the distance modality of
the University of Brasilia. Methodology: A cross-sectional descriptive study, in which the
variables were measured only once, without structural distinction between the predictors and
the outcomes. It was a quantitative and qualitative research (Creswell, 2013), composed of
students of both sexes, from the distance education Physical Education course at the
University of Brasilia. The students were linked to the centers of the cities of Piritiba (PB),
Boa Vista (RR), Duas Estradas (PB) and Buritis (MG). The data collection protocols were
instrumentalized by an adapted questionnaire elaborated in the GoogleDocs form, with
closed questions, based on the research carried out by De Paula e Silva (2004), Zerbini
(2007) and Peixoto (2012). At the same time, a semi-structured interview was used,
according to Lüdke and André (1986: p33-34). There was consideration and authorization by
the Research Ethics Committee with Human Beings of the College of Health Sciences of the
University of Brasilia, under Opinion No. 1.8671.269 of 12/13/2016, CAAE:
62060516.5.0000.0030. For statistical treatment, data from the questionnaires was tabulated
using Microsoft Excel and analysis using the Stata ® statistical package, version 15, using
Fisher's test, considering 5% significance for the correlations (p≤0, 05). For the treatment of
the interview, the content analysis proposed by Bardin (2004) was performed. Results:
There is a higher percentage of female students, aged over 30 years, perform paid activity,
1st degree, married and have an income of less than three minimum wages. The results
were satisfactory in almost all perceptions. In the characterization of the sample, the results
that showed significance were marital status (p = 0.018). The perceptions that were
significant in the relationship between satisfied and dissatisfied were: a) They change the
way they explain until participants understand the subjects of the messages (p = 0.020); b)
They seek to understand the reasons that are hindering participation in the discipline (p =
0.001); c) Demonstrate good humor in the messages sent (p = 0.006); d) Respect the
learning pace of the participants (p = 0.046); e) Praise the participants in the forums and
electronic messages (p = 0.026); f) Participate from the beginning to the end of the forum
discussions (p = 0.026); and g) Provide answers that completely answer the questions (p =
0.026). Final Considerations: It was possible to perceive, in the answers, the ambivalence
that guided the perceptions of the interviewed students when comparing the quantitative and
qualitative data. Satisfaction overcame dissatisfaction in virtually all 33 categorical variables
on student perception. | pt_BR |
dc.contributor.email | andreribeiro@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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