Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gastal, Maria Luiza de Araújo | - |
dc.contributor.author | Araújo Júnior, Antônio Cláudio de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-03T11:11:40Z | - |
dc.date.available | 2020-06-03T11:11:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-05 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO JÚNIOR, Antônio Cláudio de. Meu amanhecer vai ser de noite: uma reflexão sobre formação de professores de Biologia para a Educação de Jovens e Adultos. 2019. 230 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37956 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese se dedica a relatar o processo de busca por uma formação inicial de professores de biologia para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que tenha como pontos de partida três compromissos: I) o de reconhecer que os estudantes da EJA são pessoas “amanhecem de noite” uma vez que a atmosfera noturna da escola pode ser considerada um espaço das outras infâncias, no sentido experiencial da palavra; II) o de reafirmar o caráter narrativo da biologia e procurar no ensino de biologia uma oportunidade de apreciar a ciência como uma produção cultural humana; e III) o de considerar a formação docente como um momento de produção de subjetividade e de invenção de nosso próprio itinerário formativo. O material empírico foi construído no acompanhamento de licenciandos que optaram por desenvolver seus Estágios Supervisionados em salas de aula da EJA; em entrevistas narrativas com licenciandos que já tiveram algum contato com essa modalidade de educação; e nos relatos e planos de ensino elaborados em uma disciplina que concebemos e ofertamos dedicada inteiramente ao ensino de biologia para jovens e adultos. Esse material empírico produzido em cada um desses momentos foi interpretado durante uma estadia na Universidade de Genebra pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES). Emergiram dessas experiências, concepções sobre a biologia, a EJA e a docência, que nos permitem fundamentar uma reflexão sobre uma “pedagogia de biologia para as outras infâncias”: pensamentos e ações que aproveitem os tempos, os espaços, os sujeitos e as linguagens da EJA para ampliar nossas capacidades de leitura, releitura e reescrita do mundo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Francês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Meu amanhecer vai ser de noite : uma reflexão sobre formação de professores de Biologia para a Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract3 | La présente thèse est consacrée à décrire le processus de construction d’une proposition de
formation des enseignants de biologie pour une modalité d’éducation brésilienne appelée EJA (Éducation de Jeunes et Adultes) qui s’engage à trois principales idées. Premièrement, la reconnaissance que ces
étudiants ont eu le courage de «faire l'aurore pendant la nuit» puisqu'ils font face au défi de reprendre leur
scolarité à un âge différent de celui attendu et dans l'atmosphère nocturne de l’EJA, qui peut être considérée
comme un espace des autres enfances, dans le sens expérientiel du mot. En second lieu, la réaffirmation du
caractère narratif de la biologie et la défense de son enseignement comme une occasion d'apprécier la
science en tant que production culturelle humaine.. Et enfin, la constatation que la formation des
enseignants est un moment de production de la subjectivité et d'invention de notre propre parcours formatif.
Les données produites sont les récits autobiographiques construits dans l'accompagnement des
enseignants de biologie en formation qui ont choisi de développer leurs stages supervisés dans les salles de
classe de l’EJA; les entretiens narratifs avec les enseignants de biologie en formation qui ont déjà eu contact
avec cette modalité d’éducation; les rapports et les plans d'enseignement élaborés par les étudiants dans
une discipline, dédiée spécifiquement au enseignement de biologie aux adultes. Ces données ont été
analysées au cours d'un séjour au sein de l’Université de Genève, où l'on souhaite créer des intimités avec
des méthodes d'interprétation utilisées par la section de Formation des Adultes.
On a fait émerger de ce processus interprétatif les éléments qui nous permettent de fondamenter
une proposition de pédagogie de la biologie pour les autres enfances: les pensées et les actions
pédagogiques qui utilisent les temps, les espaces, les sujets et les langages de l'EJA pour élargir nos
capacités de lecture, de relecture et de réécriture de cette réalité. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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