Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37985
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_RecursosEducacionaisAbertura.pdf458,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Recursos educacionais e abertura : percepções e práticas docentes no ensino superior
Autor(es): Amiel, Tel
Mesquita, Robson
Oddone, Andre
Alexandre, Maria Esther
Miguel, Gabriela
Figueirôa, Maria de Fátima dos Santos
Assunto: Recursos educacionais abertos (REA)
Prática de ensino
Ensino superior
Data de publicação: 2019
Editora: Sociedade Brasileira de Computação
Referência: AMIEL, Tel et al. Recursos educacionais e abertura: percepções e práticas docentes no ensino superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.879. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8588. Acesso em: 05 jun. 2020.
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de um levantamento sobre práticas e percepções de docentes quanto aos recursos educacionais que utilizam em suas disciplinas. O estudo, conduzido em uma Faculdade de Educação, visou compreender como os formadores de professores buscam, produzem e disponibilizam seus recursos educacionais, e suas relações com Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PEA/REA). Os resultados apontam que docentes fazem uso do espaço digital para encontrar e disponibilizar recursos educacionais, no entanto, apontam receios quanto ao uso e reuso de recursos de terceiros. Discutimos como esses e outros resultados podem levar a oportunidades de formação no âmbito da educação aberta.
Abstract: This article presents the result of a research project aimed at understanding the perceptions and practices of professors in regards to educational resources used in their classes. The study was conducted at a School of Education and aimed to understand how those who teach our future teachers search for, produce, and make available their educational resources, and how this relates to Open Educational Resources and Practices (OER/OEP). The results indicate that professors make extensive use of the digital space to find and make resources available, and weariness in regards to the use and reuse of resources from third parties. We discuss these and other results and how they can be used for professional development in the field of open education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo organizador do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019) para disponibilizar, gratuitamente, o artigo “Recursos educacionais e abertura: percepções e práticas docentes no ensino superior” de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.879
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.