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Título: Cinemas Negros : modelos de negócios viáveis às mulheres negras
Autor(es): Cruz, Viviane Ferreira da
E-mail do autor: vivianefc.adv@gmail.com
Orientador(es): Ibiapina, Dácia
Assunto: Cinema negro
Setor audiovisual brasileiro
Mulheres negras - cinema
Feminismo - negros
Data de publicação: 12-Jun-2020
Referência: CRUZ, Viviane Ferreira da. Cinemas Negros: modelos de negócios viáveis às mulheres negras. 2019. 363 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema modelos de negócio utilizados pelos Cinemas Negros. O objetivo é analisar o impacto dos modelos de negócio praticados no âmbito dos Cinemas Negros na permanência das mulheres negras na cadeia produtiva do audiovisual. O Encontro de Cinema Negro: Zózimo Bulbul, na década de 2007 a 2017, se consolidou como principal janela de exibição de cinema negro de África e sua Diáspora no Brasil. E por meio dos seus catálogos é possível perceber a crescente presença das mulheres negras no setor audiovisual brasileiro, no período, e a diversidade de formatos e gêneros cinematográficos que elas têm realizado. Para refletir quais impactos os modelos de negócios praticados no âmbito dos Cinemas Negros têm na permanência das mulheres negras na cadeia produtiva do audiovisual é de fundamental importância a lupa do pensamento teórico da Economia Política da Comunicação, em função do seu olhar crítico para as possibilidades de subsistência no sistema capitalista.
Abstract: This research has the theme of business models used by Black Cinemas. The objective is to analyze the impact of the business models practiced in the scope of Black Cinemas in the permanence of black women in the audiovisual production chain. The Black Cinema Encounter: Zózimo Bulbul, in the decade from 2007 to 2017, consolidated as the main window of black cinema exhibition of Africa and its Diaspora in Brazil. And through its catalogs it is possible to perceive the growing presence of black women in the Brazilian audiovisual sector in the period, and the diversity of formats and cinematographic genres that they have performed. In order to reflect what impacts the business models practiced in the scope of Black Cinemas have on the permanence of black women in the production chain of the audiovisual is of fundamental importance the magnifying glass of the theoretical thinking of the Political Economy of Communication, due to its critical look at the possibilities of subsistence in the capitalist system.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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