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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38089
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Title: Desafios e papel do Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília
Authors: Sousa, Jaqueline de Almeida
Orientador(es):: Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto:: Instituições federais de ensino superior
Pedagogos - formação
Atuação profissional
Gestão universitária
Issue Date: 23-Jun-2020
Citation: SOUSA, Jaqueline de Almeida. Desafios e papel do Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília. 2019. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa “Processos Formativos e Profissionalidades” do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, sob orientação da Professora Dra. Lívia Freitas Fonseca Borges, líder do Grupo de Pesquisa “Currículo: concepções teóricas e práticas educativas”. Esta pesquisa de mestrado pretende analisar a natureza do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) na educação superior quanto à descrição de suas atividades na perspectiva de sua atuação e identidade profissional, colaborando para o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão. A exigência pela formação inicial em cursos de Pedagogia ou licenciaturas revela a expectativa social e institucional sobre sua atuação no meio acadêmico, porém torna-se um campo de tensões na disputa pelo reconhecimento de sua função laboral e na afirmação de sua atuação profissional nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES). A pesquisa baseia-se nos eixos teóricos principais: a identidade do TAE na Universidade de Brasília como forma de legitimação em sua função profissional, ancorados na legislação e na epistemologia da prática como afirmação do cargo; a atuação profissional com enfoque na coordenação de atividades de ensino, de planejamento e de orientação acadêmica, supervisionando e avaliando os processos educativos. O objetivo desse estudo é avaliar a realidade concreta de atuação profissional e propor um projeto interventivo para servir de parâmetro às IFES, aos TAE e aos gestores universitários. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como parte do procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de um questionário eletrônico. A análise bibliográfica foi utilizada para o levantamento de obras de referência, dissertações e teses pertinentes ao tema abordado na pesquisa com o objetivo de compilar o “estado do conhecimento”, tendo publicações sobre o TAE a partir de 2012, apesar do Plano de Cargos e Carreira do Técnico Administrativo em Educação (PCCTAE) ser publicado em 2005. Devido à escassez de publicações entre 2005 e 2011, a pesquisa apontou para o início de publicações relacionadas diretamente sobre o tema em 2012. A pesquisa documental foi utilizada para a elaboração dos marcos legais referente à legislação pertinente ao cargo. O questionário eletrônico foi aplicado via e-mail institucional pelo Google Forms, sendo obtidas 31 respostas de um total de 90 envios. Constatamos que os TAE da Universidade de Brasília têm o conhecimento de suas atividades e intervêm em seus espaços profissionais, prezando pela sua atuação em atividades que envolvem a coordenação, o planejamento e a supervisão dos processos educacionais. Observamos que o TAE da UnB está engajado em funções com viés pedagógico, tendo pleno discernimento de que suas atividades no meio acadêmico não se confundem com a de outros cargos. O termo pedagógico-administrativo foi adequadamente denominado ao fazer prático do TAE por verificarmos que o fazer pedagógico está enraizado em suas funções específicas, mas que o caráter administrativo é essencial para execução de suas atividades. Destacamos a docência, o reconhecimento, o lugar do TAE na UnB, a formação continuada e a satisfação profissional como subcategorias emergentes da pesquisa. A partir dos resultados obtidos pelo questionário, propomos uma ação de formação continuada em serviço como projeto interventivo, indicada pelos TAE da UnB como fonte de legitimação de sua atuação por permitir a troca de experiências vivenciadas e o trabalho colaborativo entre TAE e docentes (gestores).
Abstract: This study is their to the research field Formative Processes and Professionalities of the Graduate Program in Education, Professional Modality, under the guidance of Professor Dr. Lívia Freitas Fonseca Borges, leader of the Research Group entitled “Curriculum: Theoretical Concepts and Educational Practices” . This master's research aims to analyze the nature of the position of Technician in Educational Affairs (TEA) in higher education regarding the description of their activities from the perspective of his performance and professional identity, collaborating for teaching, research, extension and management. The demand for initial training in Pedagogy or undergraduate courses reveals the social and institutional expectation about their performance in the academic environment, but it becomes a field of tensions in the dispute for the recognition of their work function and in the affirmation of their professional performance in Federal Institutions Higher Education (IFES). The research is based on the main theoretical axes: the identity of the TAE at the University of Brasilia as a form of legitimation in its professional function, anchored in the legislation and the epistemology of the practice as statement of the position; professional performance focusing on the coordination of teaching, planning and academic orientation activities, supervising and evaluating educational processes. The aim of this study is to evaluate the concrete reality of professional practice and propose an intervention project to serve as a parameter for IFES, TEA and university managers. The research is qualitative and there is as part the methodological procedure bibliographic research, documentary research and categorization. The bibliographic analysis was used for the survey of dissertations and theses pertinent to the theme addressed in the research with the objective of compiling the “state of knowledge”, using publications on the TAE from 2012, despite the Administrative Technician's Positions and Career Plan in Education (PCCTAE) be published in 2005. The documentary research was used to elaborate the legal frameworks related to the legislation pertinent to the position. The electronic survey was applied via institutional email by Google Forms, and 31 answers were obtained. We note that the TAEs of the University of Brasilia have knowledge of their activities and intervene in their professional spaces, valuing their performance in activities that involve the coordination, planning and supervision of educational processes. We note that the UnB’s TEA is engaged in pedagogically oriented functions, having full discernment that its activities in the academic environment are not confused with that of other positions. The term pedagogicaladministrative was appropriately named when doing TEA practice because we verify that pedagogical doing is rooted in its specific functions, but that administrative character is essential for the execution of its activities. Highlight a teaching, recognition or place of TAE at UnB, continuing education and job satisfaction as emerging research subcategories. Based on the results obtained by the questionnaire, we propose a continuous in-service training action as an interventional project, indicated by UnB's TEA as a source of legitimation of its performance by allowing the exchange of lived experiences and collaborative work between TEA and teachers (managers).
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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