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dc.contributor.advisorOliveira-Castro Neto, Jorge-
dc.contributor.authorCaldas, Luíza Freitas-
dc.date.accessioned2020-06-25T10:51:47Z-
dc.date.available2020-06-25T10:51:47Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.date.submitted2019-11-27-
dc.identifier.citationCALDAS, Luíza Freitas. Efeitos de exposição a normas sociais econômicas em escolhas intertemporais de investimento com títulos públicos. 2019. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38135-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA ascensão da Economia Comportamental em muito se deve aos novos tratamentos propostos ao conceito de racionalidade econômica. Como objetivo, o presente estudo buscou compreender a racionalidade de escolhas econômicas de investimento em títulos públicos à luz do arcabouço de normas sociais e reforços informativos. Para isso, investigou-se o efeito da apresentação de instruções e regras sobre de taxas de inflação e juros em escolhas de investimento de títulos públicos, em uma tarefa de desconto temporal com estudantes de graduação. O segundo objetivo desta pesquisa consistiu em verificar a existência de correlação entre o nível de educação financeira dos participantes e sua taxa de desconto temporal. Para isso, a pesquisa foi dividida em duas fases. Na primeira fase mediu-se o nível de educação financeira dos indivíduos, juntamente com a primeira tarefa de desconto temporal. Na segunda fase, os participantes assistiram à um vídeo sobre investimentos no Tesouro Direto e responderam novamente à uma tarefa de desconto temporal. Os resultados obtidos indicam que os dados de desconto temporal se ajustaram melhor à função hiperbólica do que à função exponencial, em consonância com a literatura comportamental. As taxas de desconto e correlações encontradas apontam para relevância da história de reforçamento por consequências informativas, isto é, aquelas que derivam de controle e feedback social, no comportamento tipicamente econômico, além de sensibilidade a normas sociais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos de exposição a normas sociais econômicas em escolhas intertemporais de investimento com títulos públicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNormas sociaispt_BR
dc.subject.keywordDesconto temporalpt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordTítulos públicos e reforço informativopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Behavioral Economics has largely risen thanks to the new approaches on economic rationality. This study has sought to understand rationality on investment choices on public bonds according to the theoretical perspective of social norms and informational reinforcements. In order to do so, one of the objectives of this research was to investigate the effects of instructions and rules aboutinflation and interest rates on investment choices of public bonds. Such inquire was performed with a temporal discount task with undergraduate students. The second objective of this research was to verify the existence of correlation between participants’ financial education and their temporal discount rate. The research was divided into two stages. In the first stage, subjects’ financial education was measured, along with the first temporal discount task. In the second stage, participants watched a video about investments in the Brazilian Public Bonds Program and answered another temporal discount task. The results indicate that the hyperbolic function provides better fit to discounted data, as described in the behavioral literature. Also, discount rates and data correlations indicate relevance of the history of reinforcement due to informational consequences on typical economic behavior, those controlled by social feedback, as well as sensitivity to social norms.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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