http://repositorio.unb.br/handle/10482/38143
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_RenataMagalhãesNaves.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Experiência estética e posicionamento ético : a arte com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social |
Authors: | Naves, Renata Magalhães |
Orientador(es):: | Borges, Fabrícia Teixeira |
Assunto:: | Crianças e adolescentes Experiência estética Posicionamento ético |
Data de defesa:: | 3-Dec-2019 |
Citation: | NAVES, Renata Magalhães. Experiência estética e posicionamento ético : a arte com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. 2019. 194 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como as atividades artísticas, desenvolvidas em uma ONG que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, se relacionam com as variadas experiências dos participantes e o desencadear de posicionamentos éticos. Consideramos relevante realizar esta pesquisa a partir da perspectiva da Psicologia Cultural e da abordagem Dialógica. Participaram do estudo oito crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. O referencial metodológico foi o paradigma qualitativo, e a construção de dados foi delineada em três fases no decorrer do ano de 2017 – início, meio e fim do ano, a partir de observações das interações no contexto da ONG, e realização de sete encontros, videogravados, utilizando o procedimento de roda de conversa mediada por filmes, desenhos e poesias, com o intuito de atingir o objetivo proposto. As análises foram baseadas no Método de Análise Temática Dialógica da Conversação adaptado à Psicologia e organizadas em mapas temáticos semióticos, com o auxílio do software XMind 8 Update 7. Neste estudo, foi evidenciado que a participação das crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, em atividades relacionadas com a arte, difere significativamente das ações que realizam no cotidiano, gera aprendizagens e oportunidades com as quais, antes, eles/elas não tinham contato. Isso se deve ao processo de mediação estética que promove, por meio da imaginação, a expansão da experiência e possibilita: a experiência estética, a compreensão de regras e normas, o questionamento de padrões, valores, concepções e posicionamentos éticos. |
Abstract: | The present research aimed to analyze how the artistic activities developed in an NGO that works with socially vulnerable children and adolescents relate to the varied experiences of the participants and trigger ethical positions. We consider relevant to conduct this research from the perspective of Cultural Psychology and the Dialogical approach. Eight children and adolescents aged 10 to 14 years participated in the study. The methodological framework was designed according to the qualitative paradigm, and data construction was delineated in three phases during the year 2017 - beginning, middle and end of the year, based on observations of interactions in the context and the conduction of seven video-recorded meetings, using the procedure of conversation circle mediated by films, drawings and poetry, in order to achieve the proposed objective. The analyzis was based on the Dialogical Thematic Analysis Method of Conversation adapted to psychology and organized in semiotic thematic maps with the aid of the XMind 8 Update 7 software. In this study, it was evidenced that the participation of children and adolescents, in a situation of social vulnerability, in art-related activities, differs significantly from the actions they perform in their daily lives, generating learning and opportunities with which they had not previously had contact. This is due to the process of aesthetic mediation that fosters the expansion of experience through imagination and enables: aesthetic experience, the understanding of rules and norms, the questioning of standards, values, conceptions, and ethical positioning. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.