http://repositorio.unb.br/handle/10482/38162
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2019_DanielCantanhedeBehmoiras.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Formação e currículo : a experiência do PIBID na educação física da UnB |
Auteur(s): | Behmoiras, Daniel Cantanhede |
Orientador(es):: | Borges, Lívia Freitas Fonseca |
Assunto:: | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Docência Currículo Formação de professores |
Date de publication: | 25-jui-2020 |
Data de defesa:: | 17-déc-2019 |
Référence bibliographique: | BEHMOIRAS, Daniel Cantanhede. Formação e currículo: a experiência do PIBID na educação física da UnB. 226 f.. 2019. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | A presente tese de doutorado buscou compreender a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no âmbito da Faculdade de Educação Física da UnB, para a formação dos professores participantes do Programa. Teve como questão central a seguinte pergunta: como os egressos do PIBID FEF/UnB, inseridos no mundo do trabalho, avaliam/compreendem a apropriação de saberes relacionados ao exercício da docência a partir da experiência do Programa, subprojeto Educação Física, entre os anos de 2011 e 2013? O estudo teve como embasamento metodológico a pesquisa qualitativa, como instrumentos de coleta de dados a entrevista, o questionário e os relatórios do Programa e utilizamos como referência a “análise de conteúdo” para a análise dos dados. O PIBID se demonstrou como uma política de educação bem sucedida, uma vez que proporcionou ótimos aprendizados aos participantes, como a apropriação de saberes experimentais e saberes atitudinais, por proporcionar aos pibidianos uma profunda imersão à realidade escolar, revelando suas contradições, problemáticas, seus avanços e possibilidades. Os egressos demonstraram interesse pelo aprendizado e a bolsa teve importância para o desenvolvimento das atividades universitárias. Ao mesmo tempo, o PIBID possibilitou aos participantes avaliarem se a docência na Educação Básica era de fato o interesse profissional, o que não ocorreu com todos. A maioria dos egressos pesquisados exercem a docência em escolas públicas do Distrito Federal. Outro ponto positivo foi o formato longitudinal, com duração de pelo menos dois anos, o que possibilitou uma relação mais profícua com a escola do que o Estágio Supervisionado. A relação teoria e prática também foi uma questão fortalecida nessa experiência formativa. Os saberes apreendidos no Programa têm sido muito importantes para o desenvolvimento profissional dos egressos. Os professores da universidade e da escola se sentiram valorizados e tiveram um grande ânimo para o desenvolvimento do magistério. A pesquisa demonstrou que os pontos positivos do Programa podem ser apropriados pelo currículo de formação dos professores. Com isso, propomos a criação de uma disciplina intitulada “Iniciação à Docência” para ser ofertada durante todo o curso, desde o primeiro semestre, de modo a servir como eixo estruturante do currículo. |
Abstract: | The present doctoral thesis aimed to understand the importance of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID, within the Faculty of Physical Education of UnB, for the training of teachers participating in the Program. The central question was the following: how do the FEF/ UnB graduates that took part at PIBID and, are employed after graduation evaluate / understand the appropriation of knowledge related to the teaching practice from the experience of the Program, Physical Education subproject, between the years of 2011 and 2013? The study employed qualitative research as a methodological basis, as instrument of data collection we proposed the interview, the questionnaire and reports of the Program and we used as a reference the content analysis to analyze the data. PIBID proved to be a successful education policy, as it provided participants with great learning, such as the appropriation of experimental and attitudinal knowledge, and also by enabling the students a deep immersion in the school reality, revealing its contradictions, problems, advances and possibilities. The graduates showed interest in learning and the scholarship was important for the development of university activities. At the same time, PIBID allowed participants to assess whether teaching in basic education was in fact the professional interest, which did not happen to everyone. Most of the graduates surveyed teach in public schools in the Federal District. Another positive aspect was the longitudinal format, lasting at least two years, which enabled a more fruitful relationship with the school when compared to the Supervised Internship. The relationship between theory and practice was also an issue strengthened in this formative experience. The knowledge learned in the program has been very important for the professional development of graduates. University and school teachers felt valued and were very enthusiastic for the development of teaching. The research has shown that the positive points of the Program should be appropriated by the teacher training curriculum, so we propose the creation of a course on the initiation to teaching to be offered throughout the course, from the first semester with the prospect that it may serves as the structural axis of the curriculum. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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