Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Nair Heloisa Bicalho de | - |
dc.contributor.author | Silva, Welinton Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T14:15:38Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T14:15:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Welinton Pereira da. Escola sem partido: um estudo a partir da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional no período de 2004 – 2017. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38178 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pesquisa o Movimento Escola Sem Partido na perspectiva da Frente
Parlamentar Evangélica, e os projetos de leis em tramitação na Câmara dos Deputados e
Senado Federal. O segundo eixo que a pesquisa abrange é o fundamentalismo evangélico
protestante, sua origem nos Estados Unidos da América, sua relação com a política
americana e como este movimento que surgiu com força nos Estados Unidos nos anos
1980 encontrou solo fértil no Brasil nos últimos anos até se tornar um fator importante
para as eleições tanto majoritárias como no legislativo.
A pesquisa faz uma análise do Movimento Escola Sem Partido, sua origem, seus
pressupostos, desenvolvimento e seus impactos na discussão e reflexão sobre a educação,
em especial a educação em direitos humanos e suas implicações nas práticas dos
professores e professoras. O MESP busca impingir uma espécie de mordaça nos
professores e professoras, mas vai além ao considerar a educação um objeto a ser
negociado, deixando evidente uma relação de mercado entre a escola e os alunos.
A pesquisa fará uma análise do MESP para responder à pergunta sobre os
impactos e desafios dos projetos de leis em tramitação no Congresso Nacional do MESP
em temas importantes da educação em direitos humanos, que vinha ganhando força nos
debates acadêmicos no Brasil, em especial no âmbito das universidades públicas.
Apesar da influência do MESP ser em âmbito nacional e existir diversas tentativas
de aprovação de leis no âmbito municipal e estadual a pesquisa se limitou a levantar os
projetos de leis no Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado, foram
mapeados todos os Projetos de Leis e feito uma análise sobre suas proposições e impacto
na educação, em especial a educação em direitos humanos.
O trabalho se baseou em pesquisa qualitativa buscando fontes primárias como
documentos do Congresso com as justificas dos parlamentares proponentes dos projetos
de leis, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal.
A pesquisa traz em anexo cinco projetos de leis que são a base de todos os demais
projetos que estiveram em tramitação no Congresso Nacional, todos eles estão baseados
na proposta inicial do Movimento Escola Sem Partido idealizado pelo Dr. Nagib. O
MESP traz em sua página na internet seu manifesto com suas bases fundamentais que
orienta todas as iniciativas que orienta as proposições do legislativo. Os PLs em
tramitação no Congresso buscam, em geral, alterar a Lei de Diretrizes e Base da Educação
Nacional.
Fica evidente no decorrer da pesquisa o foco dos projetos de leis do legislativo em
temas que foram por muitos anos caros à educação em direitos humanos como o respeito
a diversidade, a importância da igualdade de gênero nas relações escolares, dentre outros.
Os PLs em tramitação, em sua maioria, buscam impedir o debate de gênero nas escolas,
considerando que alguns temas na educação das crianças são de responsabilidade
exclusiva dos pais e responsáveis.
Por fim, a pesquisa chama a atenção para uma realidade que apesar de recente
historicamente, 2004, pode ter impactos grandes em toda a construção que foi feita a duras
penas no tema dos direitos humanos e em especial a educação em direitos humanos no
Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Escola sem partido : um estudo a partir da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional no período de 2004 – 2017 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundamentalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evangélicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis researches the Unpolitical School Movement - Escola Sem Partido
from the perspective of the Evangelical Parliamentary Front, and that is proceeding in the
House of Representatives and the Federal Senate. The second main area of the analysis
is: Protestant evangelical fundamentalism, its origin in the United States of America, its
relationship to American politics, and how this movement that emerged strongly in the
United States in the 1980s found fertile soil in Brazil in this last years until to become an
important factor for the majority and legislative elections.
This search is an analysis of the Unpolitical School Movement, its origin, its
assumptions, development and its impacts on the discussion and reflection on education,
especially, human rights education, its implications on teachers' practices, MESP search
for apply a kind of gag on the educators. The MESP seeks to foist a kind of gag on teachers
but goes beyond, considering education as an object to be negotiated, making evident a
market relationship between school and students.
The research will analyze MESP to answer the question about the impacts and
challenges of the is proceeding at the National Congress, on important issues of human
rights education, which has been gaining momentum in academic debates in Brazil,
especially in the public universities.
Although the influence of the MESP is national and there are several attempts to
pass laws, at the municipal and state levels, the research was limited to legislative
proposal in the National Congress, House of Representatives, and Senate. Was made an
analysis of its propositions, and the impact on education, in particular, human rights
education.
The work was based on qualitative research seeking primary sources such as
congressional documents with the justifications of parliamentarians proposing laws, both
in the House of Representatives and the Federal Senate.
The research encloses five legislative proposals that are the base for all the other proposals
that were in progress in the National Congress, all of which are based on the initial
proposal of the Unpolitical School Movement - Escola Sem Partido, devised by Dr.
Nagib. The MESP brings in its website a manifest with its fundamental bases that guide
all the initiatives which guide the legislative proposals. The PLs in Congress are generally
seeking to modify the National Education Guidelines and Bases Law.
During the research, it is evident the focus of the legislative proposal on topics
that were for many years expensive to human rights education, such as respect for
diversity, the importance of gender equality in school relations, among others. Most PLs
are trying to prevent gender debate in schools, considering that some issues in the
education of children are the sole responsibility of parents and guardians.
Finally, the research draws attention to a reality that, although historically recent,
2004, can have major impacts on the entire construction that has been made hard on the
subject of human rights education in Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|