DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Britto, Maria Júlia Pantoja de | - |
dc.contributor.author | Luz, Karlize Gavioli da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T22:03:59Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T22:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Karlize Gavioli da. Gestão organizacional na agricultura familiar: estudos múltiplos em associações e cooperativas de produtores orgânicos. 2020. 213 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38203 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O segmento da agricultura familiar no Brasil é responsável por 23% do Valor da Produção
Agropecuária segundo o Censo Agropecuário 2017. No entanto, após uma revisão da
literatura foi elencado vários aspectos limitadores do desempenho da agricultura familiar no
que se refere a sua competitividade e produtividade, dentre eles, a própria gestão da
propriedade rural. Assim sendo, emerge a necessidade de os agricultores familiares
organizarem a gestão de suas propriedades com o intuito de obter vantagens competitivas e
se inserir no mercado, sendo as associações e/ou cooperativas um meio de alcançar essa
prerrogativa. Para que as associações e cooperativas possam oferecer vantagens reais para
o produtor advém a necessidade da adoção de um modelo de gestão arrojado que produza
informações consistentes, liderança eficiente e decisões apoiadas em indicadores que visem
alcançar melhores resultados. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as dimensões
constituintes de um modelo de gestão para associações e cooperativas que contribuam para
o desenvolvimento do agricultor familiar no intuito de impulsionar sua participação no
mercado. Para tanto, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, em âmbito nacional
e internacional, tencionando identificar as dimensões componentes de modelos teóricos de
gestão. Após a definição do modelo de referência, foi aplicado o questionário estruturado
proveniente do Programa de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas – PDGC da
Fundação Nacional da Qualidade, devidamente revalidado para atender as especificidades
do agricultor familiar. Os resultados foram submetidos a estatísticas descritiva, análise
multivariada e univariada. A análise geral, em todo o território nacional, revelou as
dimensões sociedade e estratégias e planos como mais implementadas. No entanto, em uma
abordagem mais específica para cada região do país, características distintas foram
evidenciadas por meio das análises, destacando a região Sul nas dimensões liderança,
estratégias e planos, sociedade, processos e governança demonstrando dirigentes
capacitados para assistir o produtor familiar na gestão de suas propriedades. A região Norte
com maior implementação das dimensões estratégias e planos, processos e tecnologia
sugerindo que a agricultura familiar nessa região tem o seu apoio nas organizações coletivas
pelo fato de elas serem promotoras de assistência técnica, difusoras de tecnologia e
viabilizadoras de acesso ao mercado. As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste
apresentaram similaridades na dispersão dos componentes principais, sendo que o Centro-
Oeste apresentou maior incorporação da dimensão resultados, evidenciado a sua
característica de adoção do modelo agrícola apoiado na monocultura, apresentando
organizações mais orientadas para o mercado. A região Nordeste, demonstrou maior
incorporação da dimensão sociedade, caracterizada pela preocupação com as questões
socioambientais, evidenciado que os agricultores familiares têm a agricultura orgânica como
nicho de mercado e as organizações coletivas como um meio de desenvolver a economia
regional. Em relação a gestão de desempenho, as organizações demonstraram preocupação
com o ingresso de novos associados indicando que na dimensão resultados o indicador mais
utilizado para avaliar a gestão de desempenho da organização é o aumento de número de
associados/cooperados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gestão organizacional na agricultura familiar : estudos múltiplos em associações e cooperativas de produtores orgânicos. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cooperativismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Associativismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtores orgânicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The family farming segment in Brazil accounts for 23% of the value of agricultural
production according to the 2017 Census of Agriculture. However, after a literature review,
several aspects limiting the performance of family farming in terms of its competitiveness
and productivity were listed. , among them, the rural property management itself. Therefore,
there is a need for family farmers to organize the management of their properties in order to
obtain competitive advantages and enter the market, with associations and / or cooperatives
being a means of achieving this prerogative. In order for associations and cooperatives to
offer real advantages to the producer, there is the need to adopt a bold management model
that produces consistent information, efficient leadership and decisions based on indicators
that aim to achieve better results. Thus, the objective of this study was to identify the
constituent dimensions of a management model for associations and cooperatives that
contribute to the development of family farmers in order to boost their participation in the
market. To this end, a systematic review of the literature was conducted, at national and
international levels, intending to identify the component dimensions of theoretical
management models. After the definition of the reference model, a structured questionnaire
from the Cooperative Management Development Program - PDGC of the National Quality
Foundation, was applied, revalidated to meet the specificities of the family farmer. The
results were submitted to descriptive statistics, multivariate and univariate analysis. The
general analysis, throughout the national territory, revealed the dimensions of society and
strategies and plans as most implemented. However, in a more specific approach for each
region of the country, different characteristics were evidenced through the analyzes,
highlighting the South region in the dimensions of leadership, strategies and plans, society,
processes and governance, demonstrating capable leaders to assist the family producer in
the management of your properties. The Northern region with the greatest implementation
of the dimensions of strategies and plans, processes and technology suggesting that family
farming in this region has its support in collective organizations because they are promoters
of technical assistance, disseminators of technology and enabling access to the market. The
Midwest, Southeast and Northeast regions showed similarities in the dispersion of the main
components, with the Midwest showing greater incorporation of the results dimension,
evidencing their characteristic of adopting the agricultural model supported by
monoculture, presenting organizations more oriented to the market. The Northeast region
showed greater incorporation of the society dimension, characterized by the concern with
socioenvironmental issues, evidencing that family farmers have organic agriculture as a
market niche and collective organizations as a means of developing the regional economy.
In relation to performance management, organizations showed concern with the entry of
new members, indicating that in the results dimension, the most used indicator to evaluate
the performance management of the organization is the increase in the number of members
/ members. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|