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Título : O que é rádio : perspectivas teóricas na pesquisa em comunicação
Autor : Maia, Mauro Celso Feitosa
Orientador(es):: Curvello, João José Azevedo
Coorientador(es):: Martino, Luiz Claudio
Assunto:: Rádio
Comunicação - epistemologia
Teoria da comunicação
Fecha de publicación : 25-jun-2020
Citación : MAIA, Mauro Celso Feitosa. O que é rádio: perspectivas teóricas na pesquisa em comunicação. 2019. 190 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Uma das tônicas principais no desenvolvimento das pesquisas de rádio é de teor conceitual: O que é rádio? Esta é a questão do presente trabalho, mas daremos a ela uma resposta indireta, quer dizer, mais que tentar produzir uma nova concepção, o que nos interessa é saber o que se entende por rádio. De certa forma, toda teoria do rádio traz uma noção – explícita ou implícita – do que é rádio, toda teoria do rádio de certo modo constitui uma resposta a nossa pergunta. Este é o ponto aqui investigado. O tratamento que demos à matéria empregou várias estratégias de abordagem. Primeiramente a abordagem histórica, na qual acompanhamos a emergência de nosso objeto, o rádio que passa a ser utilizado como meio de comunicação de massa, e também as tensões que a evolução tecnológica exerce sobre o próprio conceito de rádio, particularmente a chegada das tecnologias digitais e a internet. Em seguida, adotamos a abordagem bibliográfica, na qual analisamos a produção teórica. Nosso corpus de pesquisa tem como principal referência duas obras publicadas no Brasil, com foco explícito nas teorias do rádio, além de uma vasta literatura, onde constam levantamentos e panoramas das pesquisas e estudos deste meio de comunicação e apontamentos históricos sobre a produção científica sobre o rádio. Fizemos também entrevistas com importantes autores especializados, material que ajudou a complementar a abordagem anterior. O conjunto dessas três abordagens nos permitiu identificar e analisar criticamente as principais problemáticas que formam o conjunto de discussões sobre o que é o rádio. Os resultados mostram convergência entre a necessidade de produzir teorias específicas e as dificuldades de conceituar o rádio. As principais compreensões o tomam como um meio de comunicação ou como uma linguagem, mas também há a tendência, mais recente, de substituí-lo pelo radiofônico.
Abstract: One of the main emphasis in the development of radio studies is conceptual: What is radio? This is the question of this work, but we will give it an indirect answer, i.e. more rather than trying to produce a new conception, what interests us is to know what is meant by radio. In a way, every radio theory brings up a notion – explicit or implicit – of what radio is, every theory in a way constitutes an answer to our question. This is the point investigated here. The treatment we have taken to the matter has employed a number of approach strategies. First the historical approach, in which we follow the emergence of our object, the radio that is used as a mass media and also the tensions that technological evolution exerts on the radio concept itself, particularly the arrival of digital technologies and the internet. Next, we adopted the bibliographic approach, in which we analyzed theoretical production. Our research corpus has as its main reference two works published in Brazil, with explicit focus on radio theories, in addition to a vast literature, which contain surveys and panoramas of research and studies of this media and notes on scientific production on radio. We also conducted interviews with important specialized authors, a material that helped complement the previous approach. The set of these approaches allowed us to critically identify and analyze the main problems that form the set of discussions about what radio is. The results show convergence between the need to produce specific theories and the difficulties of conceptualizing radio. The main understandings take it as a means of communication or as a language, but there is also the latest tendency to replace it with the radio.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2019
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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