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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38210
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Title: O catolicismo secularizado : uma análise dos católicos nominais não praticantes
Authors: Maia, Marina Helena Rodrigues
Orientador(es):: Neves, Fabrício Monteiro
Assunto:: Católicos
Religião
Espiritualidade
Issue Date: 26-Jun-2020
Citation: MAIA, Marina Helena Rodrigues. O catolicismo secularizado : uma análise dos católicos nominais não praticantes.2020. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo estudar o catolicismo no Brasil por meio daqueles que se autoproclamam como católicos não praticantes. Uma vez que o catolicismo segue sendo a religião com maior número de adeptos no Brasil segundo o Censo de 2010, busca-se aqui entender como opera essa categoria dos não praticantes, para que possamos assim melhor compreender o funcionamento da religião católica no Brasil. Para tanto buscou-se entender quais são suas práticas religiosas correntes e quais foram abandonadas, por que motivos o indivíduo se entende dessa forma e por que segue atrelado à religião. A realização da pesquisa contou metodologicamente com a realização de 11 entrevistas semi-estruturadas a pessoas autodeclaradas como “católicas não praticantes”. Como resultado foram identificadas três características principais dos católicos não praticantes. A primeira consiste em uma forte socialização infantil dos indivíduos dentro do catolicismo, o que proporciona a estes um conhecimento básico dos ritos e do significado da terminologia católica. A segunda diz respeito à aspectos da religião que são secularizados pelos indivíduos, para que estes sigam contando com a religião na vida adulta à sua maneira, como se pode ver a partir da noção de espiritualidade, por exemplo. A terceira se refere a dispensa de qualquer tipo de autoridade religiosa (bíblias, dogmas ou padres), evidenciando mais uma vez a vivência da religião segundo o entendimento próprio do indivíduo. Aliada a esta análise é feita uma conexão desta categoria de católicos com o processo colonizador no Brasil, que teve o catolicismo como seu principal legitimador. A própria existência dessa categoria de católicos aqui parece ter ligação com a nossa herança colonial, uma vez que na colonização a religião era símbolo de status e contou com muita obediência às formas e pouco entendimento do conteúdo religioso para se manter viva e dominante no Brasil. Como resultado da pesquisa concluo que algo muito semelhante ocorre ainda hoje com aqueles que se autodeclaram como católicos não praticantes.
Abstract: The objective of this study is to analyze the Catholicism in Brazil through the eyes of those who consider themselves to be non-practicing Catholics. As per the 2010 census, Catholicism is the religion with the greateast number of adherents in Brazil; this study intends to understand how the non-practicing group functions, so we can have a better understanding on how the Catholic religion works in Brazil. With this in mind, I have tried to understand which are the current religious practices of this particular group, which ones were dismissed, and the reasons why the individuals feel identified and still attached to the religion. This research was based on methodological interviews, through specific questions and conversations, with 11 individuals that consider themselves to be non-practicing Catholics. As a result, three main characteristics of the non-practicing Catholics were identified: The first is a strong childhood socialization within the Catholic culture, which gives the individuals a basic knowledge of rituals and understanding of the Catholic terminology. The second is about aspects of religion that become secularized by the individuals, so that they feel supported by religion into the adult life while developing their own understanding, as happens with the notion of spirituality. The third concerns the exclusion of any kind of religious authority (Bibles, dogmas, priests), which indicates again experiencing religion with a personal understanding. This analysis is complemented with an association of this category of Catholics with the colonization process in Brazil, that had Catholicism as a main instrument of its legitimization. The existence of these Catholics in Brazil seems to have a connection with our colonial heritage, as during the colonization religion was a symbol of status, and a lot of obedience to norms and little understanding of the religious content was used to keep religion alive and dominant in Brazil. By doing this research, I conclude that something similar is still going on today with those that identify themselves as non-practicing Catholics.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
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