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Título: Texto multimodal na cibercultura : o fenômeno fanfiction
Autor(es): França, Stella Hadassa Ferreira
Orientador(es): Vieira, Josenia Antunes
Assunto: Fanfiction
Texto multimodal
Gênero virtual
Cibercultura
Data de publicação: 26-Jun-2020
Referência: FRANÇA, Stella Hadassa Ferreira. Texto multimodal na cibercultura: o fenômeno fanfiction. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Fanfiction é um gênero textual narrativo presente na cibercultura. Consiste na apropriação e na recriação literária de enredos e de personagens de uma determinada obra ficcional, geralmente pertencente à cultura de massa. Esse gênero emergente será analisado à luz de conceitos da Análise de Discurso Crítica. Por desenvolver-se em plataformas virtuais que abrem espaço para múltiplas possibilidades semióticas, um dos aspectos mais relevantes da fanfiction é o seu caráter multimodal, que será investigado com base na Teoria Social Semiótica da Multimodalidade (TSSM), defendida por Kress e van Leeuwen ([1996]; 2006). A fanfiction, gênero virtual situado no âmbito da intertextualidade e da multimodalidade, configura-se como prática discursiva e social crescente na cibercultura. A escassez de estudos sobre o tema é perceptível, principalmente no Brasil. A investigação aqui proposta pode abrir caminhos para novas formas de letramentos aplicáveis ao ambiente escolar.
Abstract: Fanfiction is a narrative textual genre present in cyberculture. It consists in the appropriation and re-creation of the plot and characters of a particular fictional work, usually belonging to mass culture. This emerging genre will be analyzed in light of the concepts of Critical Discourse Analysis. One of the most relevant aspects of fanfiction is its multimodal aspect, which will be investigated based on the Semiotic Social Theory of Multimodality (SSTM), defended by Kress and van Leeuwen ([1996];2006). Fanfiction, a virtual genre within the scope of intertextuality and multimodality, is a growing discursive and social practice in cyberculture. The scarcity of studies on the subject is perceptible, mainly in Brazil. The research proposed here may open the way to new forms of literacy applicable to the school environment.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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