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Título : Os discursos de legitimação do jornalismo guiado por dados
Autor : Mastrella, Bruna
Orientador(es):: Pereira, Fábio Henrique
Assunto:: Jornalismo guiado por dados
discurso
legitimação
hermenêutica de profundidade
segmento profissional
Jornalismo
Base de dados
Citación : MASTRELLA, Bruna Cunha. Os discursos de legitimação do jornalismo guiado por dados. 2019, 233 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Este trabalho analisa os discursos de profissionais e de organizações jornalísticas que praticam e promovem o Jornalismo Guiado por Dados (JGD). A meta é identificar em textos institucionais e em entrevistas em profundidade marcadores discursivos que permitam compreender como essas vozes se articulam para legitimar um nicho profissional emergente e que ainda segue em busca de reconhecimento, consolidação e expansão. Trata-se de uma pesquisa indutiva de caráter qualitativo. Para cumprir os objetivos, foram empregados os fundamentos da Hermenêutica de Profundidade, composto por três etapas – análise sóciohistórica, análise formal ou discursiva e interpretação/reinterpretação – que se complementam no esforço de aprofundar a busca por significados de um texto. Desta metodologia, extraiu-se, também, bases teóricas para ampliar as ferramentas de interpretação dos discursos ao se considerar as condições materiais e históricas de sua produção e circulação. A valorização de competências e habilidades específicas para selecionar, analisar e extrair sentido de complexas e imensas bases de dados digitais, a incorporação de bandeiras ideológicas oriundas de outros mundos sociais (como as ciências da computação), e a reafirmação de valores canônicos do jornalismo compõem os discursos de legitimação do JGD. O conteúdo extraído da articulação desses discursos, por sua vez, sugere que o JGD também representa novos fluxos e processos de trabalho e altera algumas convenções e valores jornalísticos ao menos dentro de seu ainda restrito universo de praticantes.
Abstract: This dissertation analyzes the discourses of professional journalists and organizations that practice and promote Data-driven Journalism (DDJ). The aim of this work is to identify discursive markers in institutional texts and in-depth interviews that allow us to understand how they are articulated to legitimize an emerging professional segment that still pursues recognition, consolidation and expansion. For such, it has been done inductive research on qualitative character based on the resources of the Depth Hermeneutics, consisting of three complementary steps to obtain the latent meaning of a text: socio-historical analysis, formal or discursive analysis and interpretation/reinterpretation. It was also extracted from this methodology some theoretical bases to increase the exam of the material and historical conditions in which these discourses were elaborated and put on circulation. It was obtained that (i) the evaluation of specific skills and abilities to select, analyze and extract meaning from complex and huge digital databases, (ii) the incorporation of ideological flags from other social worlds (such as computer science), and (iii) the reaffirmation of canonical values in journalism characterize the paramount attempts to justify and to legitimate the DDJ that has been conducted by its specialists. The content extracted from the articulation of these discourses suggests that DDJ also represents a reorientation concerning the journalistic activity and alters some of its professional conventions and values at least regarding its still restricted universe of practitioners.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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