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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38268
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Title: A simulação clínica como método de ensino na disciplina de Semiologia e Semiotécnica 2
Authors: Campanati, Fernanda Letícia da Silva
Orientador(es):: Funghetto, Silvana Schwerz
Assunto:: Enfermagem
Educação em enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Simulação
Simulação de paciente
Issue Date: 26-Jun-2020
Citation: CAMPANATI, Fernanda Letícia Da Silva. A simulação clínica como método de ensino na disciplina de Semiologia e Semiotécnica 2. 2019. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: CAMPANATI, F. L. S. A simulação clínica como método de ensino na disciplina de Semiologia e Semiotécnica 2. 2019. p. 137. Dissertação (Mestrado) – Programa de PósGraduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Introdução: O ensino por meio da simulação permite a capacitação em condições reais, com simuladores e atores, de forma interativa em um ambiente controlado. As disciplinas pautadas na Enfermagem Fundamental são essenciais no currículo de Enfermagem, uma vez que propiciam ao discente o primeiro contato com a prática para o desenvolvimento de capacidades e habilidades exigidas, logo, torna-se necessário o uso de métodos que os aproxime da realidade, bem como permita o treinamento repetitivo, sem comprometer a segurança dos envolvidos. Objetivo: Avaliar a implementação da simulação clínica, por discentes de graduação de enfermagem, enquanto estratégia de ensino na área da Enfermagem Fundamental. Método: Trata-se de um estudo de intervenção quase-experimental, desenvolvido em duas etapas, sendo que a primeira teve como finalidade a elaboração e validação do cenário simulado e do instrumento de desempenho técnico-científico, que foi utilizado nos momentos de pré e pós-testes. A segunda etapa foi realizada com 60 discentes do curso de graduação em Enfermagem, estes foram distribuídos em grupos de comparação (GC) e de intervenção (GI), os quais fizeram uso do ensino tradicional e do ensino tradicional associado ao ensino simulado, respectivamente. Além do uso de pré e pós-teste aplicados a ambos grupos com a finalidade de avaliar o conhecimento dos discentes, ao grupo de intervenção ainda se utilizou as seguintes escalas para avaliar a intervenção simulada, Escala de satisfação de estudantes e autoconfiança na aprendizagem; Escala de design da simulação e a Escala de experiência com o debriefing. Os dados obtidos foram estruturados em planilha e exportados para o SPSS, onde foram realizadas as análises. Resultados: Ambos grupos tiveram uma evolução cognitiva, o GC que apresentava inicialmente uma mediana de 5,0 findou com uma de 7,0, já o GI iniciou com uma mediana de 5,0, e acabou finalizando com uma de 8,0. Porém, ao realizarmos a comparação entre ambos, o GI obteve um ganho de conhecimento superior ao GC, com significância estatística de p=0,016 no delta. Além disso, os estudantes submetidos a simulação demonstraram alto grau de satisfação com sua aprendizagem, bem como o momento de debriefing demonstrou ser a chave da simulação clínica. O Alpha de Cronbach revelou uma consistência interna de 0,838 para a Satisfação e Autoconfiança, 0.912 para o Design e 0.943 para o Debriefing. Conclusão: O ensino simulado auxilia de maneira significativa no ganho de 14 conhecimento dos estudantes, sendo assim, deve-se lançar mão do uso desta metodologia no ensino da Enfermagem Fundamental. Descritores: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Simulação; Simulação de Paciente.
Abstract: CAMPANATI, F. L. S. Clinical simulation as a teaching method in Semiology and Semiotics 2. 2019. p. 137. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Introduction: Teaching through simulation enables real-time training with simulators and actors interactively in a controlled environment. The disciplines based on Fundamental Nursing are essential in the Nursing curriculum, since they provide students with the first contact with practice to develop required skills and abilities, so it is necessary to use methods that bring them closer to reality, as well as allowing repetitive training without compromising the safety of those involved. Objective: To evaluate the implementation of clinical simulation by undergraduate nursing students, as a teaching strategy in the disciplines based on fundamental nursing. Method: This is a quasi-experimental intervention study, developed in two stages, the first of which was to elaborate and validate the simulated scenario and the technical-scientific performance instrument, which was used in the pre and post tests moments. The second stage was performed with 60 undergraduate Nursing students, which were distributed in comparison (CG) and intervention (GI) groups, which made use of traditional education and traditional teaching associated with simulated teaching, respectively. In addition to the use of pretest and posttest applied to both groups to assess students' knowledge, the intervention group also used the following scales to evaluate simulated intervention, Student Satisfaction Scale and SelfConfidence in Learning; Simulation Design Scale and the Debriefing Experience Scale. The data obtained were structured in a spreadsheet and exported to SPSS, where the analyzes were performed. Results: Both groups had a cognitive evolution, the CG that initially had a median of 5.0 ended with one of 7.0, while the GI started with a median of 5.0 ended up with one of 8.0. However, when comparing both, the IG obtained a gain of knowledge superior to the CG, with statistical significance of p = 0.016 in the delta. In addition, students undergoing simulation demonstrated a high degree of satisfaction with their learning, as well as the moment of debriefing proved to be the key to clinical simulation. Cronbach's Alpha revealed an internal consistency of 0.838 for Satisfaction and Confidence, 0.912 for Design, and 0.943 for Debriefing. Conclusion: Simulated teaching significantly helps students gain knowledge, so the use of this methodology should be used in the teaching of fundamental nursing. Descriptors: Nursing; Education Nursing; Students Nursing; Simulation; Patient Simulation.
Resumen: CAMPANATI, F. L. S. Simulación clínica como método de enseñanza en Semiología y Semiótica 2. 2019. p. 137. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Introducción: La enseñanza a través de la simulación permite la capacitación en tiempo real con simuladores y actores de manera interactiva en un entorno controlado. Las disciplinas basadas en la Enfermería Fundamental son esenciales en el plan de estudios de Enfermería, ya que proporcionan a los estudiantes el primer contacto con la práctica para desarrollar las habilidades y destrezas requeridas, por lo que es necesario utilizar métodos que los acerquen a la realidad. además de permitir entrenamiento repetitivo sin comprometer la seguridad de los involucrados. Objetivo: Evaluar la implementación de la simulación clínica en estudiantes de pregrado de enfermería, como estrategia de enseñanza en las disciplinas basadas en la enfermería fundamental. Método: Este es un estudio de intervención cuasi-experimental, desarrollado en dos etapas, la primera de las cuales tuvo como objetivo elaborar y validar el escenario simulado y el instrumento de desempeño técnico y científico, que se utilizó en los momentos previos y posteriores a la prueba. La segunda etapa se realizó con 60 estudiantes de pregrado de Enfermería, que se dividieron en grupos de comparación (GC) e intervención (GI), que utilizaron la educación tradicional y la enseñanza tradicional asociada con la enseñanza simulada, respectivamente. Además del uso de pretest y posttest aplicado a ambos grupos para evaluar el conocimiento de los estudiantes, el grupo de intervención también usó las siguientes escalas para evaluar la intervención simulada, la Escala de satisfacción del estudiante y la autoconfianza en aprendizaje Escala de diseño de simulación y escala de experiencia de análisis. Los datos se estructuraron en una hoja de cálculo y se exportaron a SPSS, donde se realizaron los análisis. Resultados: Ambos grupos tuvieron una evolución cognitiva, el CG que inicialmente tenía una mediana de 5.0 terminó con uno de 7.0, mientras que el GI comenzó con una mediana de 5.0 y terminó con uno de 8.0. Sin embargo, al comparar ambos, el IG obtuvo una ganancia de conocimiento superior al CG, con significancia estadística de p = 0.016 en el delta. Además, los estudiantes sometidos a simulación demostraron un alto grado de satisfacción con su aprendizaje, así como el momento del interrogatorio resultó ser la clave para la simulación clínica. El Alfa de Cronbach reveló una consistencia interna de 0.838 para Satisfacción y Confianza, 0.912 para Diseño y 0.943 para Debriefing. Conclusión: La enseñanza simulada ayuda significativamente a los estudiantes a adquirir conocimientos, por lo que el uso de esta metodología debe usarse en la enseñanza de la enfermería fundamental. 17 Descriptores: Enfermería; Educación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Simulación; Simulación de Paciente
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
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