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dc.contributor.advisorRocha, Rocha, Carlos Henrique Marques da-
dc.contributor.authorPereira, Eduardo da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-29T10:50:21Z-
dc.date.available2020-06-29T10:50:21Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.date.submitted2019-12-16-
dc.identifier.citationPEREIRA, Eduardo da Silva. Concessões aeroportuárias, finanças e regulação: uma aplicação do modelo Fleuriet. 2019. xiii, 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38313-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs aeroportos brasileiros começaram a ser concedidos à iniciativa privada em 2011. Entre a 1a rodada e a 4a rodada foram dez aeroportos concedidos. Os investimentos requeridos para a construção, expansão e modernização dos aeroportos são elevados e os valores de arremate foram exageradamente altos, em geral. Em março de 2019, durante a 5a rodada, o governo concedeu mais doze aeroportos, completando vinte e dois. Esta dissertação investiga a performance financeira dos aeroportos concedidos da 1a rodada e a 4a rodada com o propósito de subsidiar a prática regulatória. A investigação é conduzida com o modelo Fleuriet. Constata- se que as finanças dos aeroportos se encontram de forma precária. Os aeroportos da 4a rodada têm apresentado desempenho superior relativo. Isso foi verificado por meio do teste estatístico U de Mann-Whitney.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConcessões aeroportuárias, finanças e regulação : uma aplicação do modelo Fleurietpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAeroportos - concessões administrativaspt_BR
dc.subject.keywordTransporte aéreopt_BR
dc.subject.keywordRegulação responsivapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Brazilian airports began to be awarded to the private sector in 2011. Between round 1 and round 4, ten airports were granted. The investments required for the construction, expansion and modernization of the airports are high and the buy-out values were overly high in general. In March 2019, during the 5th round, the government granted twelve more airports, completing twenty-two. This dissertation investigates the financial performance of the 1st and 4th round airports granted in order to subsidize the regulatory practice. The research is conducted with the Fleuriet model. Airport finances are found to be in poor shape. Round 4 airports have performed relatively better. This was verified by the Mann-Whitney U statistical test.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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