http://repositorio.unb.br/handle/10482/38313
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_EduardodaSilvaPereira.pdf | 7,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Concessões aeroportuárias, finanças e regulação : uma aplicação do modelo Fleuriet |
Autor : | Pereira, Eduardo da Silva |
Orientador(es):: | Rocha, Rocha, Carlos Henrique Marques da |
Assunto:: | Aeroportos - concessões administrativas Transporte aéreo Regulação responsiva |
Fecha de publicación : | 29-jun-2020 |
Data de defesa:: | 16-dic-2019 |
Citación : | PEREIRA, Eduardo da Silva. Concessões aeroportuárias, finanças e regulação: uma aplicação do modelo Fleuriet. 2019. xiii, 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Os aeroportos brasileiros começaram a ser concedidos à iniciativa privada em 2011. Entre a 1a rodada e a 4a rodada foram dez aeroportos concedidos. Os investimentos requeridos para a construção, expansão e modernização dos aeroportos são elevados e os valores de arremate foram exageradamente altos, em geral. Em março de 2019, durante a 5a rodada, o governo concedeu mais doze aeroportos, completando vinte e dois. Esta dissertação investiga a performance financeira dos aeroportos concedidos da 1a rodada e a 4a rodada com o propósito de subsidiar a prática regulatória. A investigação é conduzida com o modelo Fleuriet. Constata- se que as finanças dos aeroportos se encontram de forma precária. Os aeroportos da 4a rodada têm apresentado desempenho superior relativo. Isso foi verificado por meio do teste estatístico U de Mann-Whitney. |
Abstract: | Brazilian airports began to be awarded to the private sector in 2011. Between round 1 and round 4, ten airports were granted. The investments required for the construction, expansion and modernization of the airports are high and the buy-out values were overly high in general. In March 2019, during the 5th round, the government granted twelve more airports, completing twenty-two. This dissertation investigates the financial performance of the 1st and 4th round airports granted in order to subsidize the regulatory practice. The research is conducted with the Fleuriet model. Airport finances are found to be in poor shape. Round 4 airports have performed relatively better. This was verified by the Mann-Whitney U statistical test. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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