http://repositorio.unb.br/handle/10482/38321
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_OctávioScapinCostaPereira.pdf | 786,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Arquitetura e psicanálise : atravessamentos teóricos a partir da década de 1960 |
Autor : | Pereira, Octávio Scapin Costa |
Orientador(es):: | Almeida, Pedro Paulo Palazzo de |
Assunto:: | Arquitetura contemporânea Psicanálise Teorias arquitetônicas Bernard Tschumi Michael Hays |
Data de defesa:: | 19-feb-2020 |
Citación : | PEREIRA, Octávio Scapin Costa. Arquitetura e psicanálise: atravessamentos teóricos a partir da década de 1960. 2020. 123 f.. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | A partir da década de 1960 pode-se notar o desenvolvimento de teorias arquitetônicas que se estruturam numa franca relação com a teoria psicanalítica. Estes trabalhos, produzidos por arquitetos, lançam mão — para dizer de suas práticas arquitetônicas ou práticas de outros arquitetos —, sobretudo, da obra de Sigmund Freud (que inaugura a psicanálise) e Jacques Lacan e seus desdobramentos ulteriores a partir do ensino freudiano, da emergência do estruturalismo, da linguística e das matemáticas. Este trabalho de dissertação se debruça sobre estas teorias arquitetônicas, localizando-as no recorte histórico delimitado pela segunda metade do século XX e o início do século XXI. A pesquisa, além de apresentar os esforços de atravessamento entre arquitetura e psicanálise, investiga as estratégias teóricas de dois arquitetos, propondo leituras críticas sobre duas de suas obras: O prazer da arquitetura, artigo de Bernard Tschumi, publicado em 1977; e O desejo da arquitetura, livro de Michael Hays, de 2010. O interesse do trabalho está, em grande medida, no efeitos destes atravessamentos para se pensar a prática arquitetônica contemporânea em suas dimensões ética, estética e política. |
Abstract: | Since the 1960s the development of architectural theories that are structured in a clear relation with psychoanalytic theory has been observed. These works, which were produced by architects, make use of - to show their architectural practices or those of other architects - the work of Sigmund Freud (who inaugurated psychoanalysis) and Jacques Lacan and their subsequent developments from Freudian teaching, the emergence of structuralism, linguistics and mathematics. This work focuses on these architectural theories, locating them in the historical outline delimited by the second half of the 20th century and the beginning of the 21st century. The research, in addition to presenting the crossing between architecture and psychoanalysis, investigates the theoretical strategies of two architects, proposing critical readings on two of their works: The Pleasure of Architecture, an article written by Bernard Tschumi, published in 1977; and Architecture's Desire, a book by Michael Hays, 2010. The interest of this work is, to a large extent, in the effects of these crossings to think about contemporary architectural practice in its ethical, aesthetic and political dimensions. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | CNPq |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.