http://repositorio.unb.br/handle/10482/38370
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_RogérioLemosRibeiro.pdf | 5,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais |
Autor(es): | Ribeiro, Rogério Lemos |
E-mail do autor: | rogerio.ribeiro@ufu.br |
Orientador(es): | Andrade, Michelle |
Assunto: | Ambientes virtuais Auditoria de segurança viária Consistência de projeto Lista de verificação Óculos de realidade virtual |
Data de publicação: | 29-Jun-2020 |
Data de defesa: | 2-Dez-2019 |
Referência: | RIBEIRO, Rogério Lemos. Procedimento para auditoria de segurança viária incluindo avaliações em ambientes virtuais. 2019. xx, 201 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A Auditoria de Segurança Viária (ASV) é um procedimento que viabiliza a identificação e a correção de elementos que causem risco de acidentes em rodovias antes que eles ocorram. Em se tratando de vias existentes, a inspeção é uma importante atividade para subsidiar o desenvolvimento da ASV. Por outro lado, a tecnologia de ambientes virtuais vem sendo amplamente empregada em diversas áreas por viabilizar a imersão em um cenário virtual, onde é possível observar elementos de interesse repetidas vezes. Diante do exposto, o objetivo principal desta tese é propor, de forma pioneira na área, um procedimento de ASV para rodovias rurais em operação denominado Auditoria de Segurança Viária Híbrida (ASV-H), que inclui, de modo complementar, inspeções realizadas em ambientes virtuais. Para isso, foram desenvolvidos: a) uma lista de verificação em ASV para inspeção em campo e uma lista de verificação ajustada para inspeção em ambiente virtual; b) um método que emprega o uso de novas tecnologias, como óculos de realidade virtual e aplicativo eletrônico móvel com interface facilitada para o auditor; e c) um procedimento de ASV que inclui informações sobre a consistência de projeto da rodovia na ASV-H. A fim de analisar a aplicabilidade da ASV-H, um trecho de rodovia rural brasileira em operação foi utilizado como estudo de caso. Para averiguar a hipótese de que o emprego de tecnologia de ambiente virtual é adequado para complementar as Auditorias de Segurança Viária tradicionais, dois grupos de auditores realizaram inspeções de modo distinto: um grupo, denominado A, aplicou a lista de verificação in loco; e o outro, denominado B, realizou inspeções para o mesmo local, sendo parte in loco e parte utilizando óculos de realidade virtual. Os resultados obtidos foram testados tendo por parâmetro o teste t e não confirmaram haver diferenças significativas entre as médias das respostas obtidas pelos grupos A e B, indicando o potencial de realização da inspeção híbrida. O emprego de novas tecnologias para apoiar as atividades de inspeção de campo da ASV constitui-se de uma ferramenta nova e complementar às auditorias tradicionais. Essa proposta, que inclui a avaliação de trechos rodoviários em ambientes virtuais, pode garantir o processo sistemático requerido, facilitar a gestão por meio da coleta de dados e possibilitar a verificação em qualquer tempo pela revisitação do ambiente virtual, promovendo a segurança das equipes de auditores pela redução do tempo de exposição nos trechos rodoviários. Assim, a proposta tem potencial por tornar a ASV mais acessível, o que pode auxiliar as concessionárias e agências reguladoras em relação às melhorias necessárias quanto à promoção da segurança nas rodovias. |
Abstract: | The Road Safety Audit (RSA) is a procedure that allows for the identification and the correction of elements that create risk of accident situations on highways, before they actually occur. As one is dealing with existing roadways, inspection becomes an important activity when it comes to providing support for the development of an RSA. On the other hand, the technology associated with virtual environments has become widely employed in a number of areas, as it allows for immersion, of an individual, into a virtual scenario, where it is possible to observe elements of interest many times over. In light of the aforementioned, the main objective of this thesis is the proposal, in a pioneering form for this area, of RSA procedures for rural highways in operation, denominated as the a Hybrid Road Safety Audit (H-RSA), which includes, in complementary fashion, inspections performed in virtual environments. In order to achieve this, the following were developed: a) a checklist in RSA for field inspections and a checklist adjusted to virtual environment inspections; b) a method that employs the use of new technologies, such as virtual reality glasses and a mobile electronic app with an ease of use interface for the auditor; and c) an ASV procedure that includes information on the design consistency of the road in the H-RSA. Aimed at the analyzing the applicability of the H-RSA, a stretch of Brazilian rural highway, in operation, was used as a case study. To establish the hypothesis that the employment of virtual environment technology is adequate in a complementary role to traditional RSA techniques, two groups of auditors performed inspections in distinct ways: one group, denominated as A, applied the verification list in loco; while the other, denominated as B, performed inspections for the same location, with part in loco and part using virtual reality glasses. The results obtained through these experiments were tested taking as a parameter the t test, where it was highlighted that there existed no significant difference between the responses measured from group A and B, thus indicating the potential for the performing of a hybrid inspection. The incorporation of new technologies in the support of RSA field inspection activities, can be seen as a new and complementary tool to traditional audits. This proposal, which includes the evaluation of stretches of highway in virtual environments, can guarantee the required systematic process, facilitate management by means of data collection and permit verification at any time through the revisiting of the virtual environment, thus promoting auditor team safety through the reduction of time exposed on stretches of highway. Therefore, the proposal has the potential to make RSA more accessible, which can aid highway concessionaires and regulatory agencies when it comes to the necessary improvements concerning the promoting of road safety. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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