Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cavaton, Maria Fernanda Farah | - |
dc.contributor.author | Santos, Patrícia Carlos dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T14:41:30Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T14:41:30Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Patrícia Carlos dos. A capacitação profissional na visão dos servidores da Universidade de Brasília. 2019. 71 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38400 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de capacitação profissional na visão
dos servidores e dos gestores da Universidade de Brasília — UnB. Num contexto de
transformações políticas do país, impulsionada pela necessidade de soluções criativas e
participativas diante dos cortes orçamentários, pretendeu-se ao final propor o produto técnico
de duas diretrizes para melhor desenvolver e incentivar a capacitação profissional dos
servidores da UnB, considerando o disposto no Decreto 9.991/19. O ancore teórico apresentado
apontou para a importância da capacitação profissional alinhada aos conceitos de gestão,
voltados para atender a missão da Universidade, proporcionando a formação de servidores
resilientes, com a capacidade de trabalhar os problemas, adaptando-se as mudanças, superando
os obstáculos e prestando um serviço público de qualidade a toda comunidade acadêmica. Na
fase de coleta de dados foram realizadas pesquisas documental e de grupo focal, onde foi
realizado a analisar do conteúdo das falas, nos termos preconizados por Bardin (2011),
composto gestoras professoras, e servidores técnicos administrativos, sendo realizado nas
considerações finais a triangulação dos dados, para melhor entendimento das demandas dos
servidores. Os instrumentos de pesquisas utilizadas proporcionaram aos atores participantes da
pesquisa apresentarem os seus entendimentos e sugestões tais como: a) Entendimento do
processo de capacitação em três níveis: institucional, técnica e Pessoal, b) Facilitação da leitura
e realização dos processos administrativos e acadêmicos, c) Necessidade de melhoria na
relação/integração, gestores e servidores, d) Desenvolvimento pessoal considerando a vocação,
empatia e a felicidade do servidor, não devendo ser relacionada somente com o cargo/função.
Os resultados sugerem que o processo de capacitação pode contribuir para transformar a gestão
universitária em todos os níveis proporcionado, experiências mais adequadas e representativas
da realidade dos servidores e da Instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A capacitação profissional na visão dos servidores da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos administrativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento pessoal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diretrizes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to analyze the process of professional qualification in the view of the
servers and managers of the University of Brasilia - UnB. In a context of political
transformations in the country, driven by the need for creative and participatory solutions in the
face of budget cuts, it was intended at the end to propose the technical product of two guidelines
to better develop and encourage the professional training of UnB employees, considering the
provisions of Decree 9,991 / 19. The theoretical anchor presented pointed to the importance of
professional training aligned with management concepts, aimed at fulfilling the University's
mission, providing the training of resilient servants, with the ability to work through problems,
adapting to changes, overcoming obstacles and providing a quality public service to the entire
academic community. In the data collection phase, documentary and focus group researches
were carried out, in which the content of the speeches was analyzed, according to the terms
recommended by Bardin (2011), composed of teacher managers and administrative technical
servants. data to better understand server demands. The research instruments used allowed the
research participants to present their understandings and suggestions such as: a) Understanding
of the training process at three levels: institutional, technical and personal, b) Facilitating
reading and carrying out the administrative and academic processes, c) Need for improvement
in the relationship / integration, managers and servers, d) Personal development considering the
vocation, empathy and happiness of the server, and should not be related only to the position /
function. The results suggest that the training process can contribute to transform university
management at all levels, providing more appropriate experiences and representative of the
reality of the staff and the institution. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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