http://repositorio.unb.br/handle/10482/38416
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_KellyFabíolaVianadosSantos.pdf | 8,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | (Po)ética do rosto : ética da alteridade na imagem do som de Chico Buarque de Hollanda |
Autor(es): | Santos, Kelly Fabíola Viana dos |
Orientador(es): | Cyntrão, Sylvia Helena |
Assunto: | Alteridade Autoria Ética Intermidialidade Chico Buarque de Hollanda Poesia brasileira |
Data de publicação: | 29-Jun-2020 |
Data de defesa: | 22-Nov-2019 |
Referência: | SANTOS, Kelly Fabíola Viana dos. (Po)ética do rosto: ética da alteridade na imagem do som de Chico Buarque de Hollanda. 2019. 347 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2019. |
Resumo: | A produção poética do compositor e escritor brasileiro Chico Buarque de Hollanda apresenta uma alteridade radical que lança o autor ao encontro do Outro, por meio da linguagem. Suas composições emprestam voz a personagens de diferentes níveis sociais; aos desvalidos, aos perseguidos, às mulheres, aos excluídos em seus grupos distintos, ou seja, pessoas muito diferentes da realidade de vida dele e de seu contexto social. Essa produção poética é analisada na tese como um exercício de exotopia (Bakhtin, 2000). O autor expressa a visão que tem do Outro a partir de seu lugar único, exterior, que o Outro não poderia ter de si mesmo. Pretende-se confirmar a tese de que essa produção forma uma poética do Rosto – responsabilidade ética individual e insubstituível que o sujeito assume perante o apelo do Outro, devido ao lugar que ocupa no mundo (Rosto conforme os estudos de Emmanuel Lévinas). Entretanto, ao assumir essa responsabilidade, o sujeito (poeta, compositor, letrista), fica também exposto aos riscos da linguagem, da escrita, visto que a linguagem ultrapassa fronteiras de espaço e tempo, sujeita-se a interpretações, afecções e usos que escapam ao controle do autor. O corpus deste trabalho é o livro A imagem do som de Chico Buarque (1999), organizado por Felipe Taborda, artista gráfico que reuniu 80 canções de Chico Buarque, aprovadas pelo compositor, e interpretadas visualmente por artistas brasileiros atuantes em artes visuais. Dessas 80 canções, 38 foram selecionadas na tese para serem analisadas em consonância com as imagens que as representam, em razão de que essas canções colocam em destaque um personagem, um Rosto. Apesar de as canções “Minha história” e “Angélica” não fazerem parte do projeto A imagem do som, foram acrescentadas ao corpus por responderem a questões específicas da tese. Em Gilbert Durand (2002), Séan Burke (2008) e Umberto Eco (2004) fundamenta-se a compreensão dos riscos de se assumir uma poética do Rosto em tempos de evolução tecnológica. Também foram identificadas as consequências desse processo, na conjuntura atual em que o texto percorre com rapidez espaços diversos, sofre as afecções do imaginário, é interpretado e utilizado em diferentes contextos, independentemente de aprovação ou anuência de seu autor. |
Abstract: | The poetic production by the Brazilian composer and writer Chico Buarque de Hollanda presents a radical alterity that launches the author to encounter of the Other, through language. His compositions give voice to characters of different social levels; the underprivileged, the persecuted, the women, the excluded people in their distinct groups. In other words, it refers to people from another reality in relation to the composer’s one. This poetic production is analyzed in the thesis as an exercise of exotopia (Bakhtin, 2000). The author expresses his view of the Other from his outside single place, that the Other could not have of himself. It is intended to confirm the thesis that this production forms a poetic of the Face – the individual and irreplaceable ethical responsibility that the subject assumes before the Other's appeal, due to his place in the world (Face according to the studies by Emmanuel Lévinas). However, in assuming this responsibility, the subject (poet, songwriter, lyricist) is also exposed to the risks of language and writing, since the language transcends boundaries of space and time, is also subjected to interpretations, affections and uses that can not be controlled by the author. The it of this thesis is the book A imagem do som de Chico Buarque [The image of the sound by Chico Buarque] (1999), organized by Felipe Taborda, a graphic artist who collected 80 songs by Chico Buarque, approved by the composer, and visually interpreted by Brazilian artists working in the visual arts. Of these 80 songs, 38 were selected in the thesis to be analyzed in line with the images that represent them, because they are song lyrics that highlight a character, a Face. In Gilbert Durand (2002), Séan Burke (2008) and Umberto Eco (2004) the understanding of the risks of assuming a poetics of the Face in times of technological evolution is based. The consequences of this process were also identified in the junctore where the text quickly crosses through diverse spaces, suffers the affections of the imaginary, is interpreted and used in different contexts, regardless of approval or consent of its author. |
Résumé: | La production poétique du compositeur et écrivain brésilien Chico Buarque de Hollanda présente une altérité radicale qui amène l’auteur à rencontrer l’Autre, par le biais du langage. Ses compositions prêtent la parole à des personnages de différents niveaux sociaux; aux défavorisés, aux persécutés, aux femmes, aux exlus dans leurs groupes distincts, c’est-à-dire, des personnes très différentes de sa réalité de vie et de son contexte social. Cette production poétique est analysée dans la thèse comme un exercice d’exotopie (Bakhtine, 2009). L’auteur exprime sa vision de l’Autre, à partir de son lieu unique, extérieur, et que l’Autre ne pourrait pas avoir de lui-même. On prétend confirmer la thèse que cette production constitue une poétique du Visage – une responsabilité éthique individuelle et irremplaçable que le sujet assume devant l’appel de l’Autre, en raison de sa place dans le monde (Visage selon les études d’Emmanuel Levinas). Cependant, en assumant cette responsabilité, le sujet (poète, compositeur, lettriste), est également exposé aux risques du langage et de l’écriture, car le langage dépasse les frontières de l’espace et du temps, se soumet à des interprétations, des affections et des usages qui échappent au contrôle de l’auteur. Le corpus de cette oeuvre est le livre A imagem do som de Chico Buarque [L’image du son de Chico Buarque] (1999), organisé par Felipe Taborda, graphiste qui a réuni 80 paroles de Chico Buarque, approuvées par le compositeur, et interprétées visuellement par des artistes brésiliens travaillant dans le domaine des arts visuels.Sur ces 80 paroles, 38 ont éte sélectionnées dans la thèse pour être analysées en fonction des images qui les représentent, car ces paroles mettent en évidence un personnage, un Visage. Bien que les chansons “Minha história” e “Angélica” ne fassent pas partie du projet A Imagem do som, elles ont été ajoutées au corpus parce qu’elles répondent à des questions spécifiques de la thèse. Chez Gilbert Durand (2002), Séan Burke (2008) et Umberto Eco (2004), on s’appuie sur la compréhension des risques liés à la prise en charge d’une poétique du Visage en période d’évolution technologique. Les conséquences de ce processus ont également été identifiées dans la conjoncture actuelle dans laquelle le texte se déplace rapidement dans de divers espaces, souffre des affections de l’imaginaire, est interprété et utilisé dans différents contextes, indépendamment de l’approbation ou du consentement de l’auteur. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.