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2020_ErnestoFavarettoJúnior.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorFavaretto Júnior, Ernesto-
dc.date.accessioned2020-06-29T19:46:36Z-
dc.date.available2020-06-29T19:46:36Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.date.submitted2020-05-07-
dc.identifier.citationFAVARETTO JÚNIOR, Ernesto. Além das “suposições”: medindo a eficiência da gestão orçamentária das unidades do orçamento fiscal e da seguridade social do governo do Distrito Federal por meio do cálculo do Índice de Qualidade da Gestão Orçamentária e da análise envoltória de dados. 2020. 120 f.,il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)— Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38417-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAs exigências contemporâneas de austeridade fiscal impõem aos governos o reforço em melhorias de processos para gerar mais produtividade e, por conseguinte, confiança por parte da sociedade. Nessa senda, a gestão orçamentária eficiente contribui para uma política pública eficiente, na medida em que aprimora a sua implementação ao permitir avaliação, controle e correção de eventuais falhas no processo. A aferição da eficiência da gestão orçamentária, nesse contexto, atua como mecanismo de incentivo, transparência e correção de trajetória pelas entidades avaliadas para que, por desdobramento, haja maior eficiência nas políticas públicas a elas associadas, o que, por fim, atenua a assimetria de informação entre o Governo “agente” e o cidadão “principal”. Para tanto, analisou- se a eficiência da gestão orçamentária de 115 Unidades Orçamentárias do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Governo do Distrito Federal em 2018, por meio do Índice de Qualidade de Gestão Orçamentária (IQGO) previsto pelo Estado de Sergipe e pela ferramenta não paramétrica da Análise Envoltória de Dados (DEA) no modelo BCC VRS. Os resultados mostraram, em ambos os cálculos, que a maioria das Unidades com gestão orçamentária insatisfatória e ineficiente é composta por Fundos Orçamentários. Seu perfil executório centra-se na baixa execução nas atividades finalísticas, o que, em conjunto com planejamento inadequado, contingenciamento, ingerência orçamentária e fatores limitadores da despesa, ajudam a explicar o seu baixo desempenho em ambos os instrumentos de avaliação utilizados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlém das “suposições” : medindo a eficiência da gestão orçamentária das unidades do orçamento fiscal e da seguridade social do governo do Distrito Federal por meio do cálculo do Índice de Qualidade da Gestão Orçamentária e da análise envoltória de dadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEconomiapt_BR
dc.subject.keywordGestão orçamentáriapt_BR
dc.subject.keywordEficiênciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Contemporary demands for fiscal austerity require governments to reinforce process improvements to generate more productivity and, therefore, society's confidence. Along this path, efficient budget management contributes to an efficient public policy as it improves its implementation by allowing the assessment, control and correction of any flaws in the process. The assessment of the efficiency of budget management, therefore, acts as a mechanism of incentive, transparency and correction of trajectory by the entities assessed so that, by unfolding, there is greater efficiency in the public policies associated with them, which, finally, mitigates the asymmetry of information between the “agent” Government and the “main” citizen. To this end, the efficiency of the budget management of 115 Budget Units of the Fiscal Budget and Social Security of the Government of the Federal District for 2018 is analyzed through the Budget Management Quality Index provided by the State of Sergipe and the non-parametric tool of the Data Envelopment Analysis (DEA) in the BCC VRS model. The results show in both calculations that most Units with poor budget management (IQGO) and inefficient (DEA) are made up of Budgetary Funds. If the executive profile focuses on low execution in finalistic activities, which, together with inadequate planning, contingency, budgetary interference and expenditure limiting factors help to explain its low performance in both assessment instruments used.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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