Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3843
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_AdrianaGebrim.pdf775,76 kBAdobe PDFView/Open
Title: Autocontrole e custo da resposta da tarefa programada no atraso de reforçamento
Authors: Gebrim, Adriana
Orientador(es):: Hanna, Elenice Seixas
Assunto:: Crianças
Autodomínio
Psicologia
Issue Date: 17-Feb-2009
Citation: GEBRIM, Adriana. Autocontrole e custo da resposta da tarefa programada no atraso de reforçamento. 2009. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Autocontrole (AC), de acordo com o paradigma de Rachlin, pode ser definido como a escolha de um reforço atrasado de maior magnitude ao invés de um reforço mais imediato de menor magnitude. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito do custo da resposta requerido em um jogo que podia ser jogado durante o atraso do reforçamento da alternativa AC. Sete crianças de uma escola de jardim de infância participaram do estudo composto por duas fases experimentais. A Fase 1 verificou se o comportamento de escolha era sensível aos valores das magnitudes e atrasos do reforço que seriam utilizados na Fase 2. Na Fase 2 avaliou-se o custo da resposta na tarefa programada durante atraso na alternativa de autocontrole. A Fase 2 avaliou os efeitos do número de respostas do esquema de razão fixa (FR5 e FR35) e a velocidade de aparecimento dos alvos (um alvo a cada 0,7 s e 2 s) do jogo programado durante o atraso longo. Essas condições foram precedidas e sucedidas por condições de linha de base, onde o jogo não estava disponível. Os resultados da Fase 1 mostraram que o comportamento de todos os participantes foi sensível aos valores dos parâmetros do reforço. Na Fase 2, o jogo programado com FR5 e FR35 aumentaram as escolhas AC durante as primeiras sessões, mas o comportamento de escolha retornou aos níveis da linha de base com o aumento do número de sessões, para a maioria dos participantes. Quando a velocidade de apresentação dos alvos foi reduzida para um alvo a cada 2 s, a proporção de escolhas AC aumentou para a maioria das crianças. Esses resultados sugerem que os efeitos de uma atividade que pode ser desenvolvida durante o atraso de uma situação de AC dependem dos parâmetros da contingência programada para a tarefa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Self-control (SC) may be defined by the choice of the larger longer delayed reinforcement over the smaller short delayed one (IMP), according to Rachlin’s paradigm. The present study verified the effects of response cost required by a game that could be played during the larger delayed of the self-control alternative. Seven kindergarten children participated of the study which was composed by two experimental phases. Phase 1 verified whether choice behavior was sensitive to the values of delay and amount of reinforcement which would be used in Phase 2. Phase 2 evaluated the effects of the size of fixed ratio reinforcement schedule (FR 5 and FR 35) and the speed of the targets onset (one target every 0.7 s and 2 s) of the game programmed during the long reinforcement delay. Before and after each experimental condition with programmed game, occurred conditions without the option of playing (Baseline conditions). Phase 1 results showed that all participants’ behavior was sensitive to the reinforcer parameters values. In Phase 2, game programmed with FR 5 and 35 increased SC choices during the first sessions, but choice behavior return to baseline levels as training progressed. When the speed of the targets onset was lowered to a target every 2 s, proportion of self-control choices increased for most children. These results suggest that the effects of an activity that may be performed during the delay of a self-control situation depend on the parameters of the contingency set for the task.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2009.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/3843/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.