Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Paula, Aline Souza de | - |
dc.contributor.author | Martins, Polliana Cândida Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T13:49:30Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T13:49:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-01-14 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Polliana Cândida Oliveira. Análise de estabilidade aero-servo-viscoelástica no domínio da frequência e do tempo. 2020. 108 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38484 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Análise de estabilidade aeroelástica é uma etapa de extrema importância no processo de
certificação e de projeto de aeronaves, uma vez que possibilita o desenvolvimento de técnicas
que visam o aumento da faixa de velocidades de voo. Neste contexto, esse trabalho propõe um
modelo de controle aeroelástico híbrido (controle ativo PD combinado com controle passivo
viscoelástico), aplicado em uma asa reta e homogênea com superfície de controle acoplada no
bordo de fuga. O modelo físico considera dois graus de liberdade (torção e flexão), ao passo
que o modelo aerodinâmico é do tipo não estacionário e conta com aproximações para inibir a
dependência da frequência reduzida. A investigação foi realizada nos domínios do tempo e da
frequência, evidenciando que essas abordagens são complementares. No emprego do controle
ativo, observou-se maior influência do ganho proporcional na presença de amortecimento
viscoso, enquanto na ausência deste o ganho derivativo mostrou-se mais eficaz. Contudo,
observou-se que o controlador proporcional exige esforço de controle muito elevado. No
emprego do controle passivo no domínio da frequência, uma metodologia de análise de
autovalores iterativa foi implementada conjuntamente com o Método p-k, tendo em vista a
dependência da frequência e da temperatura. No domínio do tempo, o comportamento
viscoelástico foi modelado por meio da aproximação por derivadas fracionárias. Verificou-se
que o aumento do fator de forma viscoelástico tende a aumentar o envelope de voo, enquanto
o aumento de temperatura provoca o efeito oposto. O emprego do controle híbrido resultou em
um aumento da velocidade crítica de até 34% em comparação ao caso sem controle e de até
7% em comparação ao caso com apenas controle passivo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de estabilidade aero-servo-viscoelástica no domínio da frequência e do tempo. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroelasticidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Flutter | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle PD | pt_BR |
dc.subject.keyword | Viscoelasticidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Carneiro, Sergio Henrique da Silva | - |
dc.description.abstract1 | Aeroelasticity composes a significant part on aircraft design and certification process, once that
enables the development of techniques that increase the range of flight speeds. Thus,this work
proposes a hybrid aeroelastic control model (active control PD combined with passive
viscoelastic control), applied to a straight and homogeneous wing with control surface coupled
to the trailing edge. The physical model considers two degrees of freedom (torsion and flexion
of the wing), while the aerodynamic model is unsteady and has approximations to inhibit the
reduced frequency factor dependence. The investigation is conducted in the time and frequency
domains, showing that these approaches are complementary. Regarding active control, a
greater influence of proportional gain was observed in the presence of viscous damping, while
in the absence of this the derivative gain was more effective. However, it has been observed
that the proportional controller requires very high control effort. In the use of passive control in
frequency domain, an iterative eigenvalue analysis methodology was implemented in
conjunction with P-k Method, since the solution of the aeroviscoelastic eigenvalue problem
presents frequency and temperature dependence. In the time domain, viscoelastic behavior
was modeled using fractional derivative approximation. Increasing the viscoelastic form factor
tends to increase the flight envelope, while increasing temperature causes the opposite effect.
The use of hybrid control resulted in a critical speed increase of up to 34 % compared to the
case without control and up to 7 % compared to the case with passive control only. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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