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Título : Pegue carona na credibilidade : a personalidade de marca que define o relacionamento com clientes no setor de ridesourcing
Autor : Moreno, Lucas Lima
Orientador(es):: Demo, Gisela
Assunto:: Marketing de relacionamento
Personalidade de marca
Ridesourcing
Economia compartilhada
Modelo estrutural
Fecha de publicación : 30-jun-2020
Citación : MORENO, Lucas Lima. Pegue carona na credibilidade: a personalidade de marca que define o relacionamento com clientes no setor de ridesourcing. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Haja vista a importância dos relacionamentos clientes-marcas em contextos de grande competitividade, a gestão de relacionamentos com clientes (CRM) e a influência que as personalidades atribuídas às marcas tem sobre o relacionamentos, o objetivo deste trabalho é avaliar a relação entre a personalidade de marca atribuída pelos clientes das marcas de ridesourcing (modelo de negócio de empresas como a Uber) que atuam no Brasil e a percepção de relacionamento desses clientes com tais marcas. As marcas desse setor têm elevadas participações de mercado nas principais regiões metropolitanas do mundo, decorrente da oferta de soluções onde os clientes recebem conveniência, facilidade de pagamento e custos relativamente baixos. Trata-se de um estudo descritivo, explicativo e, de natureza quantitativa, compondo uma amostra de 580 respondentes. Os dados foram analisados por meio da Modelagem por Equações Estruturais. As escalas de personalidade de marca e de relacionamento com clientes foram submetidas à Análise Fatorial Confirmatória e, posteriormente, à Análise de Caminhos. Os resultados coligidos mostraram que a dimensão de personalidade de marca Credibilidade é preditora da percepção de relacionamento dos clientes de ridesourcing. Além disso, identificou-se que as personalidades Credibilidade e Audácia são as mais perceptíveis para a amostra pesquisada; que não há variação considerável da percepção da amostra em relação ao seu relacionamento com as marcas 99 e Uber; e que os clientes da 99 desvelou maior índice de satisfação com a marca. A contribuição acadêmica deste estudo consiste em preencher uma lacuna na literatura concernente à análise da relação inexplorada entre personalidade de marca e percepção de relacionamento em um setor pouco estudado. Dessa forma, o estudo avança na linha de pesquisa, ainda incipiente, de investigação de antecedentes do relacionamento com clientes, ratificando o importante poder preditivo da personalidade de marca. Como implicação gerencial, os resultados podem ser utilizados pelos profissionais de marketing e gestores do ramo de ridesourcing como diagnóstico para repensar e redesenhar suas estratégias de posicionamento de marca e construção de valor a fim de desenvolver relacionamentos de longo prazo com seus clientes em um contexto inovador de mobilidade.
Abstract: Given the importance of customer-brand relationships in highly competitive contexts, customer relationship management (CRM) and the influence that the personalities attributed to brands have on relationships, the objective of this paper is to evaluate the relationship between brand personality attributed by the customers of the brands of ridesourcing that operate in Brazil and the perception of the relationship of these customers with such brands. Brands of this sector have high market shares in the main metropolitan regions of the world, resulting from the offer of solutions where customers receive convenience, ease of payment and relatively low costs. It is a descriptive, explanatory and quantitative study, composing a sample of 580 respondents. The data were analyzed using Structural Equation Modeling. Brand personality and customer relationships scales were subjected to Confirmatory Factor Analysis and, later, Path Analysis. The collected results showed that the dimension Credibility of brand personality was the only predictor of the relationship perception of ridesourcing clients. The academic contribution of this study is to fill a gap in the literature concerning the analysis of the unexplored relationship between brand personality and relationship perception in a poorly studied sector. In this way, the study advances in the still incipient line of investigation of background of the relationship with customers, ratifying the important predictive power of the brand personality. As a managerial implication, the results can be used by marketers and managers in the ridesourcing business as a diagnostic to rethink and redesign their brand positioning and value building strategies in order to develop long-term relationships with their clients in an innovative context mobility.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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