http://repositorio.unb.br/handle/10482/38492
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_SuelenGonçalvesdosAnjos.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Hip hop e as práticas educativas : um estudo a partir das experiências do coletivo Família Hip Hop, Santa Maria - DF |
Autor : | Anjos, Suelen Gonçalves dos |
Orientador(es):: | Silva, Ana Tereza Reis da |
Assunto:: | Hip hop Hip hop - movimento artístico Memória cultural Decolonialidade Práticas culturais Narrativas autobiográficas Periferia Juventude Práticas pedagógicas |
Data de defesa:: | 16-dic-2019 |
Citación : | ANJOS, Suelen Gonçalves dos. Hip hop e as práticas educativas : um estudo a partir das experiências do coletivo família hip hop, Santa Maria - DF. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | O texto resulta de uma pesquisa de autoetnografia coletiva, tendo como ponto de partida uma narrativa autobiográfica a partir da minha vivência no Hip Hop, junto aos coletivos Família Hip Hop, das experiências construídas junto ao Coletivo ArtSam e ao grupo Sobreviventes de Rua. Utilizamos narrativas e processos documentados por esses sujeitos coletivos, entrevistas individuais com seus integrantes e minhas memórias. São então abordadas algumas práticas da Cultura Hip Hop capazes se contribuir em práticas pedagógicas decoloniais para a juventude periférica. Ou seja, voltadas para o enfrentamento de silenciamentos, apagamentos, racismos e violências epistêmicas que são produzidas e reproduzidas dentro e fora do espaço escolar e o engajamento na reconstrução da realidade social na qual estão inseridos/as. |
Abstract: | The text results from research using collective autoethnography, having as its starting point an autobiographical narrative from my experience with Hip Hop as well as with the Família Hip Hop collectives, the ArtSam Collective and the Sobreviventes de Rua group. We used the narratives and processes documented by these collective subjects, individual interviews with their members as well as my memories. This research shows that some practices of Hip Hop culture can contribute to decolonial education for peripheral youth by facing the confrontation of silences, erasures, racisms and epistemic violations that are produced and reproduced within the school space and through the engagement in the reconstruction of the social reality in which the youth is inserted. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Agência financiadora: | CAPES |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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