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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/38507
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Titre: O uso de elementos culturais iranianos no design de produtos
Auteur(s): Boroon, Mahshid Ghasemi
Orientador(es):: Viana, Dianne Magalhães
Assunto:: Cultura visual
Design
Design de produto
Estética
Tradições culturais
Identidade cultural
Irã
Référence bibliographique: BOROON, Mahshid Ghasemi. O uso de elementos culturais iranianos no design de produtos. 2019. xiv, 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: A cultura pode ser definida como um conjunto de elementos geográficos, tradicionais, espirituais e religiosos que as pessoas compartilham em uma comunidade. Assim, está conectado com a própria identidade deles e desempenha um papel significativo em suas vidas diárias. Quando se trata do design de produtos, esses elementos podem ser ferramentas poderosas nas mãos dos designers para tornar um produto mais comunicativo e conectado à sociedade-alvo. Existem vários estudos focados no design com base na cultura e como elementos culturais e tradicionais podem ser usados para obter um design bem-sucedido. Norman (2004) propusera procedimento através do qual um designer pode considerar a cultura no design dos produtos. Neste estudo, um experimento foi realizado para avaliar seu procedimento. Os produtos projetados com base nas diferentes camadas da cultura foram capazes de descrever como as pessoas se comunicam com um produto e o escolhem. No experimento, a população estatística escolheu os produtos com base nos aspectos estéticos (design visceral), pois os produtos foram projetados usando os elementos de uma comunidade estrangeira (Irã).
Abstract: The culture can be defined as a set of geographical, traditional, spiritual, and religious elements that people share in a community. Thus, it is connected with the very identity of them and plays a significant role in their daily lives. When it comes to the design of products, these elements could be powerful tools in the hand of designers to make a product more communicative and connected to the target society. There are various studies focused on the cultural-based design and how cultural and traditional elements could be used to achieve a successful design. Norman (2004) proposed a procedure through which a designer can consider the culture in designing the products. In this study, an experiment was carried out to evaluate his procedure. The products designed based on the different layers of culture were able to describe how people communicate with a product and choose it. In the first experiment, the statistical population chose the products based on the aesthetical aspects (Visceral design) since the products were designed using the elements of a foreigner community (Iran).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Design
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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