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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38529
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Title: Envelheci. e agora? “bora” para a escola estudar? educandos idosos na educação de jovens e adultos
Authors: Almeida, Claudio Marcelo Raposo de
Orientador(es):: Vieira, Maria Clarisse
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Idosos
Educação popular
Issue Date: 30-Jun-2020
Citation: ALMEIDA, Claudio Marcelo Raposo de. Envelheci. e agora? “bora” para a escola estudar? educandos idosos na educação de jovens e adultos. 2019. 150 f, il. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A presente dissertação analisa a presença de educandos idosos na EJA, o significado que eles atribuem para a escola, o estudo e a educação e a percepção que eles têm sobre um trabalho realizado a partir da perspectiva da Educação Popular. Inicialmente, são caracterizados os educandos idosos da Educação de Jovens e Adultos, especialmente aqueles que estão presentes na escola pública onde a pesquisa foi realizada, enfatizando quem são esses sujeitos, o que os motiva a estudar, a buscar e se manter na escola, quais são suas expectativas, ou seja, o que esperam da escola e da educação, e quais são as possíveis contribuições da escola, do estudo e da educação em seus cotidianos. A trajetória percorrida por esses sujeitos, desde a infância, em relação à escola, ao estudo e à educação é contextualizada, assim como parte de suas histórias é recordada. São observadas as relações estabelecidas entre os educandos idosos na escola e especificamente se eles se sentem acolhidos por essa comunidade. É registrada a percepção que os educandos idosos da EJA têm sobre um trabalho realizado a partir da perspectiva da Educação Popular. A construção do referencial teórico se deu a partir dos objetivos da pesquisa, com base na área da educação e da gerontologia. Em relação à metodologia utilizada e ao desenvolvimento do presente trabalho, inicialmente caracterizou-se o campo de pesquisa e, classificada como uma pesquisa qualitativa e participante, com a aplicação de entrevistas não diretivas como instrumento para aquisição e análise de resultados, somando-se a isso as experiências vivenciadas ao longo dos anos de 2017-2019, como membro participante do GENPEX/UnB (Grupo de Ensino-PesquisaExtensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais), em razão do que foi possível o pesquisador ser inserido na escola, conviver com a comunidade escolar, especialmente com os educandos idosos da EJA. Em conclusão, foi constatado que o atual quadro demográfico brasileiro aponta o aumento no número da parcela idosa da população, configurando uma nova realidade, o que gera a necessidade de repensar, reelaborar e reestruturar a sociedade a partir da observação e da percepção dessa nova configuração social, da vivência, da inserção e da interação com todos os sujeitos nesse novo mundo, com destaque para os idosos, compreendendo novos conceitos e as atuais concepções de velhice, de velho, de idoso e do próprio processo de envelhecimento, principalmente quanto à presença e participação de idosos na educação, mais precisamente como educandos inseridos na Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: This dissertation analyzes the presence of elderly learners in the Youth and Adult Education - YAE, the meaning they attribute to the school, the study and education and the perception theyhave about a work done from the perspective of Popular Education. Initially, the elderly learners of the Youth and Adult Education are characterized, especially those present in the public school where the research was conducted, emphasizing who these subjects are, what motivates them to study, to seek and to stay in school, which what are their expectations, what do they expect from school and education, and what are the possible contributions of school, study and education in their daily lives. The trajectory of these subjects, since childhood, in relation to school, study and education is contextualized, as part of their stories is remembered. The relationships established between older learners at school and specifically whether they feel welcomed by this community are observed. It is recorded the perception that the elderly students of YAE have about a work done from the perspective of Popular Education. The construction of the theoretical framework was based on the research objectives, based on the area of education and gerontology. Regarding the methodology used and the development of the present work, the research field was initially characterized and classified as a qualitative and participatory research, with the application of non-directive interviews as a tool for acquisition and analysis of results, in addition to the experience of 2017-2019 as a participating member of GENPEX / UnB (Teaching-Research-Extension Group in Popular Education and Philosophical and Historical-Cultural Studies), due to which it was possible for the researcher to be inserted at school, to live with the school community, especially with the elderly students of the YAE. In conclusion, it was found that the current Brazilian demographic picture points to the increase in the number of the elderly population, setting a new reality, which generates the need to rethink, rework and restructure society from the observation and perception of this new configuration experience, insertion and interaction with all the subjects in this new world, especially the elderly, understanding new concepts and the current conceptions of old age, old, elderly and the aging process itself, especially regarding the presence and participation of the elderly in education, more precisely as learners inserted in Youth and Adult Education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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