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Título: Scribo, ergo sumus: semogênese e teoria da escrita em redações do Enem
Autor(es): Tatagiba, Alessandro Borges
Orientador(es): Silva, Edna Cristina Muniz da
Assunto: Escrita
Gênero Argumentativo
Avaliação educacional
Linguística sistêmico-funcional
Referência: TATAGIBA, Alessandro Borges. Scribo, ergo sumus: semogênese e teoria da escrita em redações do Enem. 2019. 344 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta tese apresenta pesquisa conduzida sobre produção escrita dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O exame é administrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, instituição do governo federal vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. O aspecto sob investigação é a redação do ENEM, a qual deve apresentar estrutura de gênero textual argumentativo. O objetivo é compreender a estrutura textual argumentativa das redações, em amostras empíricas conforme a posição na escala de proficiência, a fim de apresentar subsídios à análise de sua validade consequencial. Como metodologia, do total 6.193.565 produções de escrita do ENEM 2014, o estudo estratifica uma amostra empírica de textos integrais produzidos por concluintes do ensino médio, todos de escolas públicas e nascidos em 1997, utilizando o software Statistical Analysis System (SAS). As análises são fundamentadas na Teoria de Gênero e Registro proposta por pesquisadores da chamada “Escola de Sidney”, nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e na docimologia. Essa triangulação mostrou-se eficiente para a análise das redações que constituem o corpus, oferecendo subsídios para apoiar a validade consequencial para o desenvolvimento do gênero solicitado na prova de redação do ENEM. No ano de coleta dos dados (2014), 54% dos textos da amostra não alcançaram a nota média, ou seja, 500 pontos, sendo que apenas 1% desse universo pontuou acima de 900 pontos, na escala de proficiência de zero a mil. Esses resultados por si só defendem uma abordagem robusta e bem informada ao ensino da estrutura dos gêneros argumentativos na escola. As análises demonstram que, do ponto de vista do edital do certame e das produções escritas, o texto argumentativo exigido na prova de redação do ENEM não se configura nem como exposição (gênero que apresenta as etapas Tese ^ Argumentos ^ Reiteração nem como discussão (gênero que apresenta as etapas Questão ^ Lados ^ Posição), conforme a classificação da estrutura de gêneros da “Escola de Sidney”. Os resultados mostram que a redação do ENEM se caracteriza como um gênero com características específicas, que pode ser denominado “Proposição”, com as etapas Tese ^ Argumentos ^ (Reiteração) ^ Proposta de intervenção, sendo facultativa a ocorrência da etapa Reiteração. Esta pesquisa conduziu-nos à descoberta do gênero Proposta para a redação do ENEM como uma particularidade da prova de redação desse exame, e também apresenta igualmente como contribuição a criação de uma interpretação da escala de proficiência em escrita com esse gênero específico. A reflexão sobre as análises e a discussão dos resultados levam o autor da tese a destacar a necessidade de estudos que possam revisar a metodologia utilizada para medir os resultados obtidos na prova escrita no ENEM, para que se considere na nota final da redação a faixa de proficiência, não a média numérica entre diferentes corretores. A adoção dessa nova metodologia pode, por um lado, atenuar os erros de medida inerentes ao sistema atual que oferece os resultados por meio de testes com um total de participantes muito grande e, por outro lado, pode promover mais isonomia entre os participantes dessa e de outras avaliações educacionais de larga escala.
Abstract: This thesis presents a research focused on writing tests done as part of the National High School Exam (ENEM), organized and administered by the National Institute for Educational Studies and Research (INEP), a government institution of the Brazilian Ministry of Education. The aspect of the ENEM under investigation is the writing task set, which asks from the exam’s participants students to produce argumentative texts. The main goal of the thesis is to understand the structure of the argumentative writing produced by the students in ENEM, in empirical samples according to the position on the proficiency scale, in order to present subsidies to the analysis of its consequential validity. The methodology corpus was built from stratified sample of full texts written by high school graduates from public schools, born in 1997, of 6.193.565 written texts produced in the 2014’s edition of ENEM. The sample was organized using the Statistical Analysis System (SAS) software. Theoretical mobilization triangulates the theory of standards-based assessment with the field research and the theoretical formulations of genre by the Sydney School, role played by Systemic-Functional Linguistics (SFL) in order to offer support to the consequential validity for this genre development. This triangulation proved to be efficient to analyze the essays that constitute the corpus, offering subsidies to support its consequential validity. The year of data collection (2014) was chosen due to its results, when 54% of the sample texts had not reach the average grade, that is, 500 points, and only 1% of this universe scored above 900 points, on the proficiency scale from 0 to 1000. This result alone argues for a robust and well-informed approach in the teaching of genres in school. The analysis suggests that the writing task proposed in the exam and written by the participant’s students cannot be identified as exposition genre (genre that in Sydney School system presents the stages Thesis ^ Arguments ^ Reiteration), nor the discussion genre (genre that presents the stages Question ^ Sides ^ Position) according to Sydney School classification for genres. The results demonstrate that ENEM’s writing task is a genre with specific features that could be called “Proposition”, in which the stages can be defined as Thesis ^ Arguments ^ (Reiteration) ^ Intervention proposal (Reiteration is an optional stage). This research led to the finding of ENEM’s Proposition genre as a particularity of this Brazilian exam writing task; and an interpretation of its writing proficiency scale for this singular genre. The reflection on the analysis and the discussion of the results lead the author of the thesis to highlight the need for studies that can review the methodology used to measure the results obtained in the written task at ENEM, so that the range of proficiency can be considered, not the numerical average between different brokers. The adoption of this new methodology can, on the one hand, mitigate the measurement errors inherent to the current system that offers the results through tests with a very large number of participants and, on the other hand, can promote more isonomy among the participants of this and other large-scale educational assessment.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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