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dc.contributor.advisorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
dc.contributor.authorBueno, Natassia Costa Leite-
dc.date.accessioned2020-06-30T22:03:05Z-
dc.date.available2020-06-30T22:03:05Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.date.submitted2020-02-18-
dc.identifier.citationBUENO, Natassia Costa Leite. Efetividade de processos de coaching: uma proposta de avaliação. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38578-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractContextos de rápidas e imprevisíveis transformações demandam o desenvolvimento de competências para lidar com diversos desafios. As organizações necessitam de profissionais extremamente competentes. Pessoas buscam processos de coaching visando desenvolver competências e felicidade. Uma revisão rápida de literatura concluiu que poucos estudos com alta qualidade metodológica investigaram a efetividade desses processos. Este estudo objetivou construir uma medida dessa efetividade. Os itens criados para o Instrumento de Efetividade de Processos de Coaching (IEPC) foram semanticamente analisados por juízes leigos e especialistas e aplicados em 263 pessoas. A Análise Fatorial Exploratória revelou uma solução de três fatores de avaliação dessa efetividade (competências do coach, ambiente e efeitos percebidos) com ótimas evidências de validade. Correlações, Testes T e ANOVAS foram calculadas, com escores desses fatores e características individuais. Os efeitos percebidos são significativamente mais elevados entre coachees religiosos, de menor escolaridade e quando a avaliação é realizada em até três meses da intervenção. Servidores públicos coachees fazem avaliações significativamente menos positivas do ambiente. A instituição formadora dos coaches pode influenciar significativamente as avaliações do IEPC. Esses achados ainda são inconclusivos. Para confirmá-los é recomendada a utilização deste Instrumento em outras amostras. Há necessidade de outros estudos, para concluir algo sobre efetividade de coaching.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAssessoria pessoalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Contexts of rapid and unpredictable chance require the development of competencies to deal with various challenges. Organizations need extremely competent professionals. People seek coaching processes to develop skills and happiness. A rapid literature review concluded that few studies with high methodological quality investigated the effectiveness of these processes. Thisstudy aimed to build a measure of that effectiveness. The items created for the Coaching Process Effectiveness Instrument (CPEI) were semantically analyzed by lay and experts judges and applied to 263 individuals. Exploratory Factor Analysis revealed a three-factor assessment solution (coach skills, environment and perceived effects) with excellent evidence of validity. Correlations, T- tests and ANOVAS were calculated with scores for these factors and individual characteristics. The perceived effects are significantly higher among religious coachees, less educated coachees and when the evaluation is carried out within three months of the intervention. Public servants coachees make significantly fewer positive assessments of their environment. The institution that trains coaches may significantly influence CPEI assessments. These findings are still inconclusive. Their confirmation requires the use of this Instrument in other samples. Further studies are needed to conclude something about coaching effectiveness.pt_BR
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