Título: | Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação |
Autor(es): | Bueno, Natassia Costa Leite |
Orientador(es): | Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
Assunto: | Assessoria pessoal |
Data de publicação: | 30-Jun-2020 |
Data de defesa: | 18-Fev-2020 |
Referência: | BUENO, Natassia Costa Leite. Efetividade de processos de coaching: uma proposta de avaliação. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Contextos de rápidas e imprevisíveis transformações demandam o desenvolvimento de
competências para lidar com diversos desafios. As organizações necessitam de
profissionais extremamente competentes. Pessoas buscam processos de coaching visando
desenvolver competências e felicidade. Uma revisão rápida de literatura concluiu que
poucos estudos com alta qualidade metodológica investigaram a efetividade desses
processos. Este estudo objetivou construir uma medida dessa efetividade. Os itens criados
para o Instrumento de Efetividade de Processos de Coaching (IEPC) foram
semanticamente analisados por juízes leigos e especialistas e aplicados em 263 pessoas.
A Análise Fatorial Exploratória revelou uma solução de três fatores de avaliação dessa
efetividade (competências do coach, ambiente e efeitos percebidos) com ótimas
evidências de validade. Correlações, Testes T e ANOVAS foram calculadas, com escores
desses fatores e características individuais. Os efeitos percebidos são significativamente
mais elevados entre coachees religiosos, de menor escolaridade e quando a avaliação é
realizada em até três meses da intervenção. Servidores públicos coachees fazem
avaliações significativamente menos positivas do ambiente. A instituição formadora dos
coaches pode influenciar significativamente as avaliações do IEPC. Esses achados ainda
são inconclusivos. Para confirmá-los é recomendada a utilização deste Instrumento em
outras amostras. Há necessidade de outros estudos, para concluir algo sobre efetividade
de coaching. |
Abstract: | Contexts of rapid and unpredictable chance require the development of competencies to
deal with various challenges. Organizations need extremely competent professionals.
People seek coaching processes to develop skills and happiness. A rapid literature review
concluded that few studies with high methodological quality investigated the
effectiveness of these processes. Thisstudy aimed to build a measure of that effectiveness.
The items created for the Coaching Process Effectiveness Instrument (CPEI) were
semantically analyzed by lay and experts judges and applied to 263 individuals.
Exploratory Factor Analysis revealed a three-factor assessment solution (coach skills,
environment and perceived effects) with excellent evidence of validity. Correlations, T-
tests and ANOVAS were calculated with scores for these factors and individual
characteristics. The perceived effects are significantly higher among religious coachees,
less educated coachees and when the evaluation is carried out within three months of the
intervention. Public servants coachees make significantly fewer positive assessments of
their environment. The institution that trains coaches may significantly influence CPEI
assessments. These findings are still inconclusive. Their confirmation requires the use of
this Instrument in other samples. Further studies are needed to conclude something about
coaching effectiveness. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.