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Título: “Created in Cabo Verde : Discursos sobre a nação na produção de suvenires “genuinamente” cabo-verdianos na ilha de Santiago”
Autor(es): Sousa, Vinícius Venancio de
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Cabo Verde
Artesanato
Souvenir
Ilha de Santiago
Identidade nacional
Data de publicação: 1-Jul-2020
Referência: SOUSA, Vinícius Venancio de. ““Created in Cabo Verde : Discursos sobre a nação na produção de suvenires “genuinamente” cabo-verdianos na ilha de Santiago” 2019. 256 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho visa analisar a emergência da produção de suvenires que se apresentam como genuinamente cabo-verdianos na ilha de Santiago, especialmente aqueles compreendidos enquanto artesanato, em meio ao processo de crescimento constante do fluxo de turistas para o arquipélago de Cabo Verde. Este é um trabalho que procura sistematizar de forma encadeada, ou seja, olhando para toda a cadeia produtiva, a produção do genuinamente cabo-verdiano, usando como exemplo os suvenires e como cenário o turismo. Utilizando das noções de vida social e biografia cultural das coisas, elencarei os elementos que são utilizados para construção da cabo-verdianidade nesses suvenires, a partir da qual é elaborada a diferenciação frente aqueles advindos de outros países e que são os seus rivais no mercado de suvenires, como os produtos chineses e da África Ocidental. Para isso, divido a dissertação em duas partes. Na primeira eu discutirei as imagens da nação produzidas a partir do turismo e como este influenciou na criação de projetos governamentais e não-governamentais que fomentam a produção e certificação desses suvenires. Na segunda, na qual privilegiarei os discursos produzidos por pessoas das classes populares, observarei os processos produtivos e de comercialização dos suvenires.
Abstract: This work aims to analyze the emergence of the production of souvenirs that present themselves as genuinely Cape Verdeans on the island of Santiago, especially handicrafts, throughout the process of constant growth in the flow of tourists to Cape Verde. This is a work that seeks to systematize in a linked way, that is, looking at the entire production chain, the production of genuinely Cape Verdean people, using souvenirs as an example and tourism as a scenario. Using the notions of social life and cultural biography of things, I will list the elements that are used to build Cape Verdeanity in these souvenirs, from which differentiation is made compared to those from other countries and who are their rivals in the market souvenirs, such as Chinese and West African products. For this, I divide the dissertation into two parts. In the first, I will discuss the images of the nation produced from tourism and how it influenced the creation of governmental and non-governmental projects that encourage the production and certification of these souvenirs. In the second, in which I will privilege the speeches produced by people of the popular classes, I will observe the productive and commercialization processes of the souvenirs.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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